[feslider]

«Sinto que iria fazer mais golos até ao fim do campeonato o que talvez me pudesse levar ao topo dos melhores marcadores»

Paulinho foi uma das agradáveis surpresas do campeonato da Pró-Nacional. O atacante do São Paio d’ Arcos liderou durante muitas jornadas a lista de melhores marcadores e na altura em que  campeonato parou, devido ao vírus Codiv-19, tinha 21 golos apontados, menos três que André Martins, avançado do CC Taipas, que se transferiu para o Real Massamá.  O jogador, de apenas 20 anos, conversou com o Desportivo sobre a época e da controversa gerada com o encerramento dos campeonatos.

Que balanço faz da prestação do São Paio d’ Arcos no campeonato?
Tem sido uma época difícil. Desde o inicio que tínhamos a noção de que ia ser uma luta complicada pela manutenção, mas temos um grupo fantástico, com muita qualidade individual, estivemos sempre unidos e na luta até ao final precoce deste campeonato. É certo que estávamos em lugares de descida, mas tenho a certeza que se este campeonato fosse até ao fim iríamos alcançar a manutenção na Pró-Nacional

E individual?
A nível individual, esta época foi boa. Marquei 21 golos em 26 jornadas, o que é uma boa marca. Tenho apenas 20 anos e penso que foi um ano  importante para me mostrar e ter mais visibilidade.

Foi um campeonato competitivo?
Foi sem dúvida que é muito competitivo, tanto na luta pela manutenção como pela promoção aos nacionais. As equipas teoricamente mais fracas podem ganhar sem surpresa às equipas mais fortes. Isto acontece muitas vezes, o que é muito bom e leva as decisões até às últimas jornadas do campeonato. É verdade que haviam três equipas a lutar pela promoção, o Pevidém, o Brito e o Vilaverdense mas, por exemplo, o Brito não nos ganhou, tanto em sua casa, como na nossa e  também vencemos o Vilaverdense na nossa casa. É isto que torna a Pró-Nacional um bom campeonato.

  • «Não havia condições para terminar o campeonato»

Esta foi a sua melhor época?
É apenas a minha segunda época enquanto sénior, por isso, sim, sem duvidam, que esta foi a minha melhor época. Mas tenho a certeza que melhores coisas estão para vir.

Concorda com a medida tomada pela AF Braga?
Concordo, pois não me parece que esta pandemia vá terminar tão cedo, o que leva à falta de condições de realizarem-se as restantes jornadas do campeonato.
Qualquer que fosse a medida tomadas pela AF Braga alguém iria ser prejudicado, neste caso foram os supostos candidatos às subidas. No caso do São Paio d’Arcos sai favorecido com esta decisão, visto que estava em lugares de despromoção, mas tenho a certeza que se fosse possível realizar as restantes jornadas iríamos ficar na Pró-Nacional

  • «Ia fazer mais golos e talvez chegasse ao topo»

Acha que sai penalizado com esta decisão, já que ainda podia chegar ao topo dos melhores marcadores?
Não penso muito nisso, mas sinto que iria fazer mais golos até ao fim do campeonato o que talvez me pudesse levar ao topo dos melhores marcadores. Agora, o foco já reside na próxima época. Jogue onde jogar quero sempre fazer muitos de golos de forma a ajudar a equipa a alcançar os seus objectivos.

Sei que assinou agora contrato com uma empresa que gere a carreira de futebolistas. Pretende dar o salto na próxima época?
Sim, o objectivo agora é dar o salto para outros patamares. Tenho, como muitos jogadores, o sonho de um dia chegar aos grandes palcos mas sei que para isso é necessário muito trabalho. Ainda não sei qual será o meu clube na próxima época, mas de certeza que juntamente com a empresa a decisão será sempre em prol do meu melhor. Seja qual for a decisão lá estaremos a trabalhar no duro para conseguir sempre mais… e mais.

  • «É difícil e muito estranho viver sem futebol»

Está a ser difícil viver sem futebol?
É difícil e muito estranho viver sem futebol. A “redondinha” faz muita falta e também o convívio de balneário e a interacção com outras pessoas. Agora os dias são passados fechados em casa. Mas tenho a certeza que isto vai passar. Até lá resta a cada um treinar em casa da forma a não perder a condição física, pois não sabemos o que nos esperar quando tudo isto finalmente terminar.

Acha que esta pandemia vai mudar a cara do desporto rei?
Penso A FP Futebol e as respectivas associações tomarão as melhores decisões relativas ao futebol em Portugal de modo a que depois de tudo isto possa prosseguir da melhor forma.