[feslider]

Pevidém “arrasa” trabalho de Marco Freitas no jogo com o Berço

A Direcção do Pevidém SC emitiu um comunicado em que crítica o trabalho desenvolvido pelo trio de arbitragem. liderado por Marco Freitas. no jogo do passado sábado com o Berço SC. No extenso texto, que pode ler na integra mais abaixo, o clube vimaranense diz que o que aconteceu nesse jogo «é demasiado grave»: «Ou Marco Teixeira odeia o Pevidém SC, ou ama o Berço SC», diz o comunicado assinado pelo Presidente Rui Machado, que já solicitou uma audiência do Conselho de Arbitragem da AF Braga.

Rui Machado deixou ainda palavras de incentivo à massa associativa e ao plantel e terminou com missiva ao trio de arbitragem.

«Ao Sr. Marco Teixeira & Cª: o Pedrinho tem uma mãe séria, é um atleta da casa e que orgulha todos os pevidenses. O João Costa não é porco: é Engenheiro. E nunca acabarás com a carreira do Fina. Mas ele pode prejudicar a tua.

Comunicado do Pevidém.

Caros Associados, adeptos e simpatizantes do Pevidém SC,  no passado sábado, o nosso clube deslocou-se a São João de Ponte, casa emprestada do nosso adversário, para defrontar o Berço SC.

Estavam reunidos os ingredientes para um grande jogo, entre o Pevidém SC que tem feito um grande esforço para apostar na sua equipe sénior, graças aos muitos patrocinadores que têm acreditado no projecto, e o Berço SC,  clube recém-formado que conta por anos de existência os anos de sucesso e respectivas subidas de divisão. Essas duas equipas lideravam o campeonato com 12 pontos, o que levou os amantes desse “nosso” futebol a comparecer em massa ao campo João Afonso Almeida.

Infelizmente, apesar da óptima recepção e organização do anfitrião, o espectáculo foi manchado pela inimaginável actuação da equipa de arbitragem, nomeadamente pelo Sr. Marco Teixeira e um dos seus adjuntos.

Quando o trio de arbitragem tem uma tarde menos feliz é comum associar-se esse desempenho com influências do oponente. O Berço SC, apesar de recém-formado, é um clube que facilmente nutre simpatias pela sua imagem e costuma ter entre os seus adeptos gente importante do futebol e até da política local, fruto das boas relações dos seus dirigentes. E bem!

Mas não “entramos nessa porta”. O Pevidém SC orgulha-se das boas relações com todos os clubes que defronta e é um clube vimaranense que vibra com os sucessos dos seus vizinhos. Somos um clube de Pevidém, dos pevidenses e para os pevidenses, gente orgulhosamente vimaranense, que acolhe gentes de outras freguesias e concelhos com a sua forma de saber bem receber.

E também não nos escudamos em teorias da conspiração para justificar os nossos desaires.

Mas o que aconteceu no último sábado é demasiado grave. Não somos nós que o dizemos: são os vários órgãos de comunicação social presentes e até… jogadores do Berço SC.

Não se trata do fora de jogo ou do penalti não assinalado. Nem sequer da dualidade de critérios. Também não está em causa a competência.

De duas uma: ou Marco Teixeira odeia o Pevidém SC, ou ama o Berço SC. Ambas situações são legítimas e próprias do ser humano. Mas também demonstra a inaptidão do sujeito para a prática tão importante da arbitragem.

Na minha qualidade de presidente da direcção do nosso clube, optei pelo silêncio sem deixar de zelar pelos interesses do nosso clube, tendo por isso solicitado uma audiência com o conselho de arbitragem, no sentido construtivo de explanar as nossas razões de queixa e encontrar meios para prevenir que tal situação não se venha a repetir. Aguardamos pacientemente agendamento.

Contudo, o “barulho” tem sido tão ensurdecedor que não seria quem sou se não reagisse, ainda que por esta via fútil ao sucedido.

E assim, dirijo-me desta forma e por ordem de importância a:

– Sócios e adeptos: tudo farei para que se orgulhem da nossa associação, que quero à imagem da nossa vila e das nossas gentes. E peço-vos que não caiam na tentação de encontrar “bodes expiatórios” ou razões metafísicas para os nossos desaires. A virtude de saber perder define o verdadeiro vencedor;

-Ao grupo de trabalho: Continuem a lutar e dignificar as nossas cores, contra tudo e contra todos. Os nossos adeptos estão connosco e isso é o mais importante. Eu estou convosco todos os dias e sei quem vocês são. Orgulho é o que sinto. Nada mais;

– Ao Sr. Marco Teixeira & Cª: o Pedrinho tem uma mãe séria, é um atleta da casa e que orgulha todos os pevidenses. O João Costa não é porco: é Engenheiro. E nunca acabarás com a carreira do Fina. Mas ele pode prejudicar a tua.

O Presidente da direcção

Rui Machado