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Cem equipas de 25 nacionalidade vão estar em prova

No ano em que se comemora as 50 edições do Campeonato do Mundo de Ralis, o Vodafone Rally de Portugal apresenta uma lista de inscritos de luxo.

É a quarta prova do Campeonato do Mundo de Ralis de 2022 e regista o maior número de inscrições: 100. Um número que confirma o prestígio da jornada portuguesa do WRC, mas também a qualidade organizativa da prova do ACP.

Na luta pela vitória absoluta, onde os carros da categoria Rally 1 serão naturalmente protagonistas, perfilam-se vários candidatos, mas com dois pesos-pesados da disciplina a sobressaírem: Sébastien Loeb (navegado por Isabelle Galmiche, em Ford Puma Rally 1) e Sébastien Ogier (acompanhado por Benjamin Veillas, em Toyota GR Yaris Rally 1).

Em conjunto, os dois franceses registam sete triunfos na prova portuguesa (dois de Loeb e cinco de Ogier), currículo mais do que suficiente para que possam ser apontados como principais favoritos ao triunfo. Aliás, será interessante se tivermos em Portugal a reedição da frenética luta pela vitória como aconteceu na prova de abertura do WRC deste ano, o Rally de Monte Carlo.

Muitos candidatos à vitória
Com a mira apontada para a vitória também partem as duplas da Toyota Gazoo Racing WRT, a Hyundai Shell Mobis WRT, e a M-Sport Ford WRT. Independentemente de quem seja o vencedor e de quem, adicionalmente, somar mais pontos na Power Stage, as emoções estão sempre garantidas. Não só porque se trata de uma prova sempre de grande imprevisibilidade no que aos resultados diz respeito, mas também porque a variação das condições atmosféricas, a ordem de partida do primeiro dia e as escolhas de pneus, prometem ser decisivas e baralhar facilmente os resultados, numa prova que regista, desde já, um novo recorde viaturas da categoria “Rally 1” à partida de uma prova do WRC, nada mais, nada menos, que 12!

Animação extra no WRC2 e WRC3
Para além da categoria principal “WRC”, o Vodafone Rally de Portugal é também pontuável para diversas competições paralelas que darão um cunho ainda mais emotivo à prova. É o caso, por exemplo, do WRC2 (verdadeira antecâmara do WRC), onde pilotos das subcategorias “Open”, Junior” “Masters” procuram dar nas vistas, chamando a atenção das equipas oficiais do WRC.
Já no WRC3, a categoria é reservada exclusivamente aos Ford Fiesta Rallye 3 de quatro rodas motrizes.

Campeonato de Portugal de Ralis com  melhores portugueses
Sem argumentos competitivos para lutar pelas vitórias absolutas, o pelotão de pilotos portugueses concentrar-se-á em medir forças, entre si, naquela que é a quarta jornada do Campeonato de Portugal de Ralis. Para além da conquista da sempre prestigiante posição de “melhor português”, o desafio passa por ser o mais rápido no conjunto das nove provas especiais que totalizarão a primeira etapa, que marcará o desfecho das “hostilidades” da competição portuguesa.

Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia R5 Evo), partem como líderes do campeonato, mas vão contar, não só com a forte oposição das duplas oficiais do Team Hyundai Portugal, Bruno Magalhães/Carlos Magalhães e Ricardo Teodósio/José Teixeira (ambos em Hyundai i20 N Rally 2), como também da rapidez da Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia R5 Evo), a formação que se tornou, no Rally Terras d’Aboboreira, a mais recente vencedora do CPR, bem como de José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën C3 R5), certamente também com uma palavra a dizer na luta pelo triunfo.

Para acompanhar com todo o interesse serão também duas competições monomarca: a Peugeot Rally Cup Ibérica, disputada com os Peugeot 208 Rally 4, e a Toyota Gazoo Racing Iberian Cup, com os Toyota Yaris GR.

O 55ª Vodafone Rally de Portugal, jornada portuguesa do WRC tem lugar entre 19 e 22 de maio (quinta-feira a domingo), ao longo de oito secções e 21 provas especiais.

Texto: Carlos Costa