Está em marcha instalação de novo relvado sintético no Estádio Municipal de Vila Verde, um investimento de 300 mil euros, com financiamento de 85% do Portugal 2030. O lançamento da obra decorreu esta manhã, na presença de dirigentes do Vilaverdense FC, staff técnico e executivo municipal e da junta de freguesia de Vila Verde e Barbudo.
«Esta é uma cerimónia simbólica, mas carregada de emoção, pois este é um equipamento que necessitava urgentemente de intervenção», assinalou a presidente de câmara. Júlia Fernandes espera que «esteja pronto antes do início da época».
Para a autarca, «é uma obra com todo o sentido, pois queremos que as nossas camadas jovens tenham as melhores condições». Na ótica de Júlia Fernandes, «o mais importante é que sejam felizes neste espaço, que este seja um lugar de crescimento pleno, tanto desportivo como cívico».
IMPORTANTE CAPÍTULO
«É com grande satisfação que nos reunimos aqui hoje para marcar o início de mais um importante capítulo da nossa trajetória», vincou Vítor Silva, presidente do clube, que usufrui das instalações para as camadas jovens. «Esta obra representa uma melhoria substancial para a prática desportiva dos nossos atletas», disse.
Para o presidente da Junta de Vila Verde e Barbudo, trata-se de «não apenas de um espaço desportivo. É um símbolo. Um local que acolheu gerações de atletas, apoiou os clubes locais e serviu de ponto de encontro para todos os que acreditam que o desporto é mais do que competição — é inclusão, formação, saúde e, acima de tudo, comunidade».
EQUIPAMENTOS DESPORTIVOS
A intervenção prevê a substituição do relvado artificial, a melhoria da gestão das águas pluviais e a retirada de materiais impermeabilizantes, alinhando-se com os princípios do “Do No Significant Harm” (DNSH).
A requalificação do Estádio Municipal sintético insere-se num plano de investimentos para a «melhoria das infraestruturas desportivas do concelho, que o Município de Vila Verde candidatou a fundos comunitários, no âmbito da operação “Norte mais Próximo dos Cidadãos” financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)», realça a autarquia.
Neste domínio, avança que – do plano de melhoria de infraestruturas desportivas – fazem ainda parte as requalificações do Campo de Jogos de Oleiros, do Polidesportivo de Carreiras S. Miguel e do Campo de Jogos da Ponte S. Vicente.
Em curso estão igualmente procedimentos para financiamento das requalificações dos pavilhões gimnodesportivos de Cervães e do Vade, dos campos de jogos de Cabanelas e do Faial-Prado, assim como para a requalificação e ampliação do edifício do Clube Náutico de Prado.