O Rali de Portugal arranca esta quinta-feira e termina no domino.
Troços com muita história, romarias infinitas e adrenalina quanto baste para um espetáculo amado por muitos. Disputas ao centésimo de segundo e possivelmente recordes de troços batidos num corrupio de classificativas a ver e acompanhar até ao final, no domingo na Lameirinha.
Depois a consagração que deverá ser para todos os heróis que conseguirem chegar até ao último metro, num rali que é considerado dos mais duros do Campeonato do mundo.
O percurso este ano apresenta novidades a ter em conta; um troço completamente novo, Águeda/Sever, e o regresso de Sever/Albergaria. Também como novidades no aspeto técnico a abolição da motorização híbrida nos Rally1 passando a ser utilizados motores 1.6 turbo (380 cv) o que os torna mais leves e ágeis, apesar de um pouco menos potentes.
Nos pneus, a Pirelli deu lugar à Hankook como novo fornecedor de pneus para as equipas, tanto para os Rally1 como Rally2. O fabricante sul-coreano passa a fornecedor oficial de todas as categorias do WRC até 2027, substituindo a Pirelli.
Este é o primeiro rali de terra na Europa e os pilotos têm de compreender rapidamente as características dos pneus Dynapro com três tipos de mistura (duros, médios e macios) de modo a tornar os carros eficazes nas florestais portuguesas. Os pilotos dos Rally1 podem utilizar 36 pneus durante o rali, incluindo o shakedown, mais oito do que no Rali Safari, onde se registaram inúmeros furos.
A lista de inscritos deste ano supera todas as expectativas, reunindo 95 equipas de elite no WRC, dos quais Ainda mais emotividade para nós portugueses, com a participação de Diogo Salvi no Ford Puma WRC Rally1, o torna esta edição ainda mais especial, marcando o regresso de um português à categoria rainha, o que não acontecia desde 2012.
Amanhã, quinta-feira. a prova vai para a estrada bem cedo, (8h00) para realizar o Shakedown na zona de Baltar, Paredes, regressando ao fim da manhã à base operacional do rally, na Exponor em Matosinhos, para as ultimas afinações, seguindo durante a tarde para Coimbra, onde será realizada a partida oficial, acabando o primeiro dia com uma Super Especial Urbana na Figueira da Foz.
Carlos Costa
CO 150