Manuel Machado despede-se da presidência da AF Braga

Manuel Machado anunciou, esta sexta-feira, a sua saída da presidência da Associação de Futebol de Braga (AF Braga), cargo que ocupava desde 2011. Num comunicado dirigido a dirigentes, colaboradores e amigos da instituição, o agora ex-presidente deixou uma mensagem de gratidão e destacou os principais marcos alcançados ao longo dos seus mandatos.

Mensagem de Manuel Machado.

Caros Dirigentes, Colaboradores e Amigos da Associação de Futebol de Braga,

Ao chegar ao fim deste ciclo iniciado em 2011, não posso deixar de expressar a profunda gratidão que sinto por todos aqueles que, de diferentes formas, tornaram possível esta caminhada ao serviço do futebol e do futsal distritais.

Nestes anos, a Associação de Futebol de Braga afirmou-se como uma das maiores e mais dinâmicas do país. Crescemos em dimensão, em organização e, sobretudo, na capacidade de servir os nossos clubes e atletas. Recordo que, em 2016, falava no sonho de um dia ultrapassarmos a barreira dos 25 mil atletas. Hoje, com mais de 26 mil inscritos, esse sonho é uma realidade conquistada por todos nós.

Nada do que alcançamos teria sido possível sem o empenho e a dedicação dos nossos Clubes filiados, que são a verdadeira razão de ser desta Associação. A cada dirigente, treinador, atleta e voluntário, deixo o meu sincero agradecimento pela confiança, pela resiliência e pelo amor ao desporto.

Os nossos atletas, todos, são a nossa base. Amadores, profissionais, quando entram em campo, entram com todos os sonhos e nós seguimos com eles. Aos atletas que representam as nossas seleções, distritais e nacionais, o meu sincero obrigado. Foram muitas as conquistas ao longo destes anos em Torneios Internacionais, Interassociações, Interdistritais, tantos troféus que erguemos juntos, tantas alegrias partilhadas.

O Futebol Profissional do distrito de Braga deixa, a cada época, marcas no futebol nacional e internacional com conquistas que nos orgulham como a Taça de Portugal, a Taça da Liga ou a Supertaça; e percursos nas provas europeias e mundiais que elevam o nosso distrito.

No Futsal Masculino e Feminino, os nossos Clubes têm também alcançado feitos extraordinários. Não posso deixar de destacar o GCR Nun’Álvares cuja equipa feminina tem escrito novas páginas a cada ano como a recente conquista da Supertaça depois de, na época 24/25, pela primeira vez na sua história, se terem sagrado Campeãs nacionais.

O Futebol Feminino, quando aqui cheguei, não tinha praticamente expressão. Ao longo destes anos, afirmou-se e está a crescer. Estou certo de que este crescimento não vai parar e que continuarão a “navegar por mares nunca antes navegados”.

Sem árbitros, não há jogo. Trabalhamos para humanizar a arbitragem nos últimos anos e reconhecemos o papel do árbitro. Obrigado à família da Arbitragem da AF Braga. Aos nossos árbitros internacionais, um especial reconhecimento pelo seu trajeto ímpar e que tanto dignifica o nosso emblema.

Disse-o, em muitos momentos, e continuo a afirmar, que os Municípios são indispensáveis para que o futebol e o futsal aconteçam todos os dias no nosso distrito. Muito obrigado pelo apoio não só financeiro aos nossos Clubes, mas também através das infraestruturas que permitem o crescimento quantitativo e qualitativo de atletas e agentes desportivos.

Uma palavra de agradecimento e reconhecimento a todos os parceiros comerciais da AF Braga  – Sabseg, MKA, BigOne, Grupo abb, Águas São Martinho e q8 – por apoiarem o futebol distrital e as nossas competições.

Uma palavra de agradecimento e reconhecimento a todas as instituições civis, de educação e solidárias com as quais trabalhei ao longo destes anos destacando a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico do vado e do Ave, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Liga Portuguesa Contra o Cancro e a Acreditar.

Um agradecimento à comunicação social pelo trabalho de acompanhamento e divulgação do nosso trabalho e pelo respeito que sempre me dedicou.

Aos Presidentes das Associações de Futebol Distritais e Regionais, agradeço o privilégio de privar com eles, de trabalhar com eles e de, depois desta longa jornada, ter neles bons amigos.

Nestes anos como Presidente, a colaboração com a Liga Portugal e com a Federação Portuguesa de Futebol foi de suma importância. A nossa Associação soube sempre estar presente, com seriedade, compromisso e a lutar pelo que acreditamos – um futebol que é uma escola de valores.

Por fim, quero também reconhecer o trabalho das equipas que me acompanharam ao longo destes mandatos. Com espírito de união e partilha, soubemos enfrentar desafios, encontrar soluções e projetar a AF Braga para patamares mais elevados. A todos os meus colegas de direção e órgãos sociais, o meu respeito e apreço.

Não menos importante, uma palavra de profundo reconhecimento aos colaboradores da Associação. O vosso profissionalismo e dedicação diária foram determinantes para que a AF Braga mantivesse a proximidade, a qualidade e a credibilidade que hoje nos caracterizam.

Saio com a serenidade de quem sabe que o futuro da Associação de Futebol de Braga estará em boas mãos. Desejo as maiores felicidades à futura Direção e Órgãos Sociais eleitos, certo de que tudo farão para prestigiar esta Associação que já é hoje muito prestigiada.

A toda a família da Associação de Futebol de Braga, deixo um grande abraço de amizade com votos de muita saúde e sucessos pessoais e desportivos.

Levo comigo a honra de ter servido esta casa e a certeza de que, juntos, fizemos história.

Muito obrigado a todos!

Com amizade e gratidão, até sempre,

Manuel Machado