José Pedro nomeado “Embaixador para a Ética no Desporto”

José Pedro nomeado “Embaixador para a Ética no Desporto”

O amarense José Pedro Pereira foi nomeado pelo Plano Nacional para a Ética no Desporto (PNED) como “Embaixador para a Ética no Desporto”. Segundo o PNED que ocupar este cargo terá de emprestar o nome, presença e testemunho pessoal, nas diversas iniciativas a levar a cabo no referido período e ainda promover «os valores inerentes ao desporto nas suas atividades profissionais e pessoais».

Recorde-se que o PNED tem como finalidade promover os valores como o fair-play, o respeito pelas regras do jogo e jogo limpo, o respeito pelo outro, responsabilidade e amizade, tolerância e inter-ajuda, respeito pelo corpo, desenvolvimento harmónico da pessoa e bem-estar a par do voluntariado e da educação ao longo da vida, entre muitos outros.

«Foi uma surpresa até porque por regra as nomeações para embaixadores PNED recaem, essencialmente, sobre figuras com grande peso “na praça” por o que foram enquanto praticantes desportivos, apesar de conhecer outras figuras não menos importantes e que se destacaram por acções relevantes no âmbito da Ética no Desporto. Porém, estou consciente também do que tenho dado e desenvolvido para esta temática e, portanto, aceito com grande dever de orgulho e responsabilidade acrescida», disse José Pedro à edição online do Desportivo.

O ex-Coordenador Geral da formação do Vilaverdense FC referiu ainda que este é «mais um desafio». «Sinto-me desafiado a marcar passo, e se puder, a fazer a diferença. A minha forma de estar na vida e no desporto revê-se a 100% nos valores associados a Ética no Desporto e, portanto, não terei de operar nenhuma transformação comportamental ou emocional, terei apenas de ser eu próprio acrescido de maior responsabilidade.

Tentarei desenvolver iniciativas no âmbito dos valores da Ética no Desporto quer ao nível da imprensa escrita e outros trabalhos. Sempre em parceria com o Coordenador Nacional, José Lima, ao qual aproveito para endereçar o reconhecimento e a nomeação», disse José Pedro.

O PNED é promovido pela Secretaria de Estado da Juventude e Desporto (SEJD), e dinamizado pelo IPDJIP, tendo como destinatários toda a população portuguesa, principalmente crianças e jovens.