No ano em que comemora os vinte e cinco anos de provas desportivas, o emblemático circuito de Montalegre vai realizar este fim de semana a sua prova do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross e terá um numero recorde de equipas presentes.
Um total de 52 pilotos estarão em prova, este naquela que é a quarta e penúltima prova do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross, em paralelo com a derradeira jornada dos Campeonatos da Europa FIA de Ralicross das categorias RX1 (Supercars), RX3 (S1600) e RX2e.
Durante a apresentação oficial da prova portuguesa, que decorreu no Cais de Gaia, Kevin Hansen (Hansen WRX Team), o finlandês Niclas Grönholm (CE Dealer Team), a sueca Klara Andersson (CE Dealer Team) foram unânimes ao considerar a pista de Montalegre uma das mais espetaculares do calendário mundial, acrescentando que esperam bastante equilíbrio entre os carros a gasolina – de regresso ao Mundial este ano – e os carros 100% elétricos, como é o caso do protótipo da CE Dealer Team que esteve no Cais de Gaia.
A aguardada “Batalha de Tecnologias” no Campeonato do Mundo opõe os potentes carros a gasolina e as máquinas 100% elétricas, ambos com mais de 600 cv, num duelo que tem sido favorável aos motores de combustão interna (4 vitórias contra 2 dos elétricos). O campeão do Mundo em título Johan Kristoffersson (KMS Horse) chega a Montalegre na frente do campeonato, com 153 pontos, contra 114 pontos do seu companheiro de equipa Ole Christian Veiby e os 110 pontos de Kevin Hansen.
No que a pilotos portugueses diz respeito, o World RX of Portugal terá um recorde de 13 pilotos, com João Ribeiro (Audi A1) na discussão pelo título do Euro RX3. Depois da vitória na ronda anterior, na Bélgica, o piloto português está a apenas um ponto do líder do campeonato, o alemão Nils Volland (Audi A1).
Nas restantes categorias, os suecos Nils Andersson e Isak Sjökvist vão lutar pela vitória na RX2e, enquanto Patrick O’Donovan (Team RX Racing Peugeot 208) irá procurar derrotar Yury Belevskiy (Volland Racing Audi S1) na Euro RX1.
Recorde-se que o circuito, inserido na Serra do Larouco, junto à pitoresca e histórica Vila de Montalegre foi onde se realizou o primeiro evento da FIA World Rallycross Championship em 2014, com o seu layout ondulante e o clima imprevisível numa combinação que tem produzido muitas disputas de cortar a respiração.
A pista, mista de alcatrão e terra tem 945 metros estando situada a cerca de 1.000 m acima do nível do mar, o que exige que os motores sejam finamente ajustados para lidar com a altitude.
Carlos Costa
CO 150 A