O árbitro internacional João Pinheiro dirigiu, na tarde de ontem, um encontro do escalão de Juvenis da AFBraga, numa iniciativa que contou ainda com a participação de dois jovens árbitros distritais. A ação teve como principal objetivo inspirar e motivar novos talentos para uma carreira na arbitragem, seguindo o exemplo de um dos mais conceituados árbitros portugueses da atualidade.
A iniciativa integra uma estratégia mais ampla do Conselho de Arbitragem da AF Braga, que tem vindo a promover ações de proximidade entre árbitros e árbitros assistentes dos quadros profissionais e os dos quadros distritais, reforçando a partilha de experiências entre diferentes níveis da arbitragem.
João Costa, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Braga, sublinhou a importância deste tipo de momentos.
“Estes momentos refletem um dos novos paradigmas defendidos pelo nosso Conselho de Arbitragem — aproximar a base do topo da arbitragem, promovendo a partilha de experiências, a integração e a motivação dos jovens árbitros”. O responsável acrescentou ainda que “serem chefiados em campo por um dos melhores árbitros do mundo constitui uma experiência marcante e inspiradora, que reforça valores, eleva a ambição e demonstra que o percurso na arbitragem começa na formação, mas pode alcançar o mais alto nível. Defendemos que a arbitragem faz-se com todos”.
Os jovens árbitros Ruben Lopes e Santiago Miranda não esconderam o entusiasmo por partilharem o relvado com uma referência internacional, vivendo uma experiência que consideraram única e motivadora para o seu futuro na arbitragem.
Também Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), elogiou a iniciativa, reforçando o seu enquadramento na estratégia nacional.
“O Conselho de Arbitragem está ao lado das associações em todas as iniciativas que promovam a motivação e a retenção de jovens árbitros, inspirando-os pela proximidade, que constitui uma vertente importante no projeto da FPF para a arbitragem nacional. A disponibilidade dos nossos árbitros para este género de atividades é total”.
A ação reforça o compromisso das entidades responsáveis com a formação, valorização e futuro da arbitragem portuguesa.







