[feslider]

Gamesmanship ou desportivismo?

A Ética desempenha um papel determinante no desporto em geral e na competição em particular. É importante fazer uma distinção entre a gamesmanship (jogabilidade) e o desportivismo. Gamesmanship é construído sobre o princípio de que ganhar é tudo. Os atletas e treinadores são incentivados a contornar as regras sempre que possível, no sentido de ganharem uma vantagem competitiva sobre um adversário, depositando menos atenção à segurança, interesses e bem-estar da concorrência. Alguns dos principais “inquilinos” do gamesmanship são:

Ganhar é tudo

Só é batota se for “apanhado”

É trabalho do árbitro para identificar as irregularidades, e os atletas e treinadores não têm responsabilidade inerente a seguir as regras.

Os fins justificam sempre os meios.

Alguns exemplos de gamesmanship são:

Simular uma falta ou uma lesão.

Causar dor no adversário com a intenção de o colocar fora do jogo.

O uso de drogas que melhoram o desempenho.

Insultar ou intimidar um adversário.

Um treinador mentindo sobre as notas de um atleta, a fim de mantê-lo elegível para jogar.

Todos estes exemplos colocam uma maior ênfase no resultado do jogo do que na maneira em que é jogado.

Em paralelo ao gamesmanship corre lado a lado o desportivismo. Num modelo de desportivismo, a competição saudável é vista como um meio de cultivar a honra, a virtude, e o caráter pessoal.

Contribui para uma comunidade de respeito e confiança entre os concorrentes e a sociedade. O objetivo do desportivismo não é simplesmente ganhar, mas perseguir a vitória com honra. A ética no desporto requer quatro virtudes fundamentais: equidade, integridade, responsabilidade e respeito.

O modelo do desportivismo é construído na ideia que o desporto demonstra e incentiva o desenvolvimento do caráter.

Nesta corrida de valores os protagonistas são confrontados a decidir as três grandes questões da vida: “Quero?”, “Devo?”, “Posso?”, pois há coisas que quero, mas não devo, outras que devo mas não posso e, por fim, outras que posso mas não quero.

A Ética é pura, inocente, singela e fruto dos valores humanos e comportamentais, logo numa escolha entre Gamesmanship e desportivismo todos os atletas e agentes desportivos devem escolher sem hesitação o desportivismo!