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Espanhol Nil Solans e português Armindo Araújo nos lugares mais altos

Chegou ao final o primeiro Rali da época para os campeonatos europeu e de Portugal de Ralis. A prova, disputada na sua maioria com muita chuva e nevoeiro foi de uma dureza acima da média e obrigou as equipas a continuas alterações de estratégia para poderem chegar à última especial com as condições para enfrentarem a cerimónia final.

O espanhol Nil Solans, acompanhado de Marc Martí, no Volkswagen Polo R2, cedo se colocaram na primeira posição, deixando numa luta interessante pelos lugares seguintes do pódio Georg Linammae (Volkswagen Polo R2), Eric Cais Ford Fiesta Rally2 e Armindo Araújo (Skoda Fabia Rally2 Evo) e amealhando preciosos segundos que o colocaram na frente no final do sábado. Georg Linammae e Armindo secundavam-no depois do abandono de Eric Cais com um duplo furo.

Durante a primeira etapa foram anuladas duas provas especiais, SS4 Vieira do Minho, devido à falta de ambulância com tração total e a segunda passagem por Boticas, ao início da tarde por o piso se apresentar bastante degradado.

Com um tempo melhor o domingo, com as suas oito especiais, foi para Nil Solans um feito a controlar a liderança e a Armindo Araújo um forcing para o segundo lugar final, ganhando segundos atrás de segundos a Georg lnammae, e conseguindo subir ao segundo lugar na derradeira especial, a Power Stage, ganha por Ken Torn em Ford Fiesta.

A prova a contar para o Campeonato de Portugal terminou no fim da primeira etapa do Rali.

Sem concorrência direta, Armindo Araújo / Luís Ramalho, levaram o Skoda Fabia Rally2 a uma vitória “impensável” nas previsões para este rali, com mais de 4 minutos de vantagem para o segundo classificado. O ex-campeão nacional beneficiou de uma posição de partida para os troços muito favorável (era o segundo na estrada e primeiro entre os portugueses) e foi somando minutos atrás de minutos para obter uma vitória, que não sendo fácil, fruto da muita chuva e dos troços estarem muito alagados, acabou por ser demasiado simples. Exceto a super-especial, Armindo Araújo venceu todos os restantes troços (com a margem mínima a ser de 19s) somando ainda os pontos da Power Stage.

Exibição também muito boa para o minhoto Miguel Correia, que levou o Skoda ao segundo lugar. Ainda foram primeiros líderes, após a vitória na super-especial, mas depois conseguiram manter a concentração para andar regularmente no segundo lugar.

Bruno Magalhães / Carlos Magalhães queixaram-me muito da sua posição de partida para o rali, apanhando os troços muito escorregadios. Certo é que não conseguiu ser competitivo nesta prova, mas com o pódio obtido limitou as perdas neste rali, dando um pódio à Hyundai.

Na quarta posição terminou José Pedro Fontes. Para o piloto do Citroen o único objetivo foi mesmo terminar o rali, obtendo um bom 4º lugar, apesar de uma prova em que nunca conseguiu dar nas vistas.

A dupla Pedro Almeida / Mário Castro, viriam a terminar na quinta posição, superando as imensas dificuldades desta prova com um bom resultado no regresso ao CPR.

A sexta posição foi para o atual Campeão Nacional, Ricardo Teodósio / José Teixeira, que acabam por ser os maiores derrotados desta prova, mas não por culpa própria. O Hyundai, com problemas de juventude não colaborou no início da etapa, e já mais para o final teve problemas com os limpa para-brisas.

 

Texto e foto de Carlos Costa