Cláudio Veloso participou no Campeonato do Mundo de Gravel, que decorreu no passado fim de semana na província de Limburg, nos Países Baixos.
O atleta amarense percorreu 181 km com 1.800 m de desnível acumulado, concluindo a prova em 5h54, ficando na 198.ª posição entre os 270 participantes.
«Que experiência brutal. Há vitórias que não precisam de pódio, e esta é uma delas. O apuramento para esta prova aconteceu numa fase em que estava em boa forma, mas os últimos meses não foram nada fáceis. Fui à luta com o que conseguia dar, com a responsabilidade acrescida de vestir a camisola de uma nação», descreveu Cláudio Veloso.
«Como era de esperar, todos os participantes são fortes, não fosse este um mundial. O ritmo foi elevadíssimo, num percurso muito rápido, onde era difícil sequer manter-se no pelotão», acrescentou.
O percurso incluiu circuitos urbanos, caminhos rurais e agrícolas, que os atletas tiveram de percorrer 3,5 vezes. «O público foi incrível, apoiando-nos durante seis horas de todas as maneiras possíveis, e o ambiente final transformou-se numa grande festa, onde encontramos outros portugueses participantes da prova», contou o atleta.
Cláudio Veloso aproveitou para agradecer a companhia, camaradagem e entreajuda dos parceiros desta aventura: Marco Macedo, Francisco José, Carlitos Ramos e José Fragoso.
«Assim termino esta época de 2025», concluiu.