Cláudio Veloso encerra época com participação no Mundial de Gravel

Cláudio Veloso participou no Campeonato do Mundo de Gravel, que decorreu no passado fim de semana na província de Limburg, nos Países Baixos.

O atleta amarense percorreu 181 km com 1.800 m de desnível acumulado, concluindo a prova em 5h54, ficando na 198.ª posição entre os 270 participantes.

«Que experiência brutal. Há vitórias que não precisam de pódio, e esta é uma delas. O apuramento para esta prova aconteceu numa fase em que estava em boa forma, mas os últimos meses não foram nada fáceis. Fui à luta com o que conseguia dar, com a responsabilidade acrescida de vestir a camisola de uma nação», descreveu Cláudio Veloso.

«Como era de esperar, todos os participantes são fortes, não fosse este um mundial. O ritmo foi elevadíssimo, num percurso muito rápido, onde era difícil sequer manter-se no pelotão», acrescentou.

O percurso incluiu circuitos urbanos, caminhos rurais e agrícolas, que os atletas tiveram de percorrer 3,5 vezes. «O público foi incrível, apoiando-nos durante seis horas de todas as maneiras possíveis, e o ambiente final transformou-se numa grande festa, onde encontramos outros portugueses participantes da prova», contou o atleta.

Cláudio Veloso aproveitou para agradecer a companhia, camaradagem e entreajuda dos parceiros desta aventura: Marco Macedo, Francisco José, Carlitos Ramos e José Fragoso.

«Assim termino esta época de 2025», concluiu.