[feslider]

Campeonato de Portugal de Ralis

O Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto abre o Campeonato.

Com uma lista de inscritos aliciante,com 20 os carros da categoria rali 2 e todos os interessados no Campeonato de Portugal conta ainda com nomes sonantes como o  boliviano Marco Bulacia, piloto oficial da Citroën no WRC2, um dos estrangeiros que vem preparar a sua participação no Vodafone Rally de Portugal.

O rali, desta feita, não integra o Campeonato da Europa, ao contrário do que aconteceu nos últimos quatro anos.

Entre os candidatos à vitória, Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), inicia a defesa do título e não esconde a vontade de o revalidar, continuando a contar com o inglês Kris Meeke (Hyundai i20 N Rally2) como companheiro de equipa, no Team Hyundai Portugal.

Na lista de candidatos à sucessão de Ricardo Teodósio está o sete vezes campeão nacional, Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2), do Team Armindo Araújo/The Racing Factory, mais adaptado ao carro da marca chequia, que estreou a meio da temporada anterior.

Na mesma luta está José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2), da Sports & You, que tentará, na fase inicial, em pisos de terra, arrecadar o maior número de pontos para, na segunda, em pisos de asfalto, onde está mais à vontade 3 tentar chegar ao título que lhe escapa desde 2016.

Estes são, à partida, os mais credenciados na luta pelo título, com Pedro Meireles (Hyundai i20 N Rally2), Ernesto Cunha (Skoda Fabia Rally2 Evo), numa segunda linha e prontos para aproveitar os problemas que afetam os favoritos.

Com o pensamento no Vodafone Rally de Portugal a utilizar algumas das especiais da prova , aparecem na lista de inscritos os bolivianos Marco Bulacia (Citroën C3 Rally2) e Sebastian Franco (Citroën C3 Rally2) e o inglês Harry Hunt (Citroën C3 R5), que não deverão interferir na luta pela vitória.

Destaque ainda para a presença do campeão açoriano, Ruben Rodrigues (Skoda Fabia RS Rally2),  que marcará presença em várias provas do CPR, descartando a possibilidade de lutar pela revalidação do título regional.

No que diz respeito às duas rodas motrizes, Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally4), Daniel Nunes (Peugeot 208 Rally4/, Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4), Pedro Silva (Peugeot 208 Rally4) e Jorge Carvalho (Renault Clio Rally4) parecem ser os mais sérios candidatos ao pódio da respetiva categoria.

O rali marca também o início do TGR Iberian Cup, que reúne 10 equipas, cinco espanholas, quatro portuguesas e uma boliviana, com Bruno Bulacia), os portugueses Ricardo Costa (Toyota GR Yaris RZ) e Miguel Campos (Toyota GR Yaris RZ) e o espanhol Josep Bassas (Toyota GR Yaris RZ), a perfilarem-se como favoritos, embora numa competição onde todos guiam carros idênticos as surpresas possam sempre aparecer.

Em Fafe cpmeça ainda o Campeonato Promo, com Adruzilo Lopes (Skoda Fabia N5) a iniciar a defesa do respetivo título tendo, à partida, em Miguel Carvalho (Hyundai i20 N5), João Araújo (Ford Fiesta N5) e no lituano Martynas Samsonas (Skoda Fabia N5) os seus principais opositores.

Em suma, o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto, é pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis 2RM (duas rodas motrizes), o Campeonato de Portugal de Masters de Ralis, o Campeonato Promo de Ralis, o Challenge R5/S2000, sendo ainda a prova de abertura da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup 2024, que tem inscritos dez pilotos com os Toyota GR Yaris RZ Cup.

O arranque  acontece na tarde de amanhã, sexta-feira, com a passagem pelas especiais de Boticas – Vale do Tâmega (9,64 km – 16h13) – igual à versão percorrida o ano passado – e Boticas – Senhora do Monte (11,53 km – 16h51) – mais curta cinco quilómetros, com início e final igual, mas com a parte central a ser uma novidade – que antecedem a tradicional super-especial de Fafe (1,62 km – 21h00), onde nada se ganha e tudo se pode perder.

No sábado, os concorrentes de terão de percorrer oito provas de classificação, com a dupla passagem pelas classificativas de Luilhas (11,09 km – 8h00 e 10h26) – mais longa do que a versão percorrida na edição anterior – Cabeceiras de Basto (10,68 km – 8h43 e 11h09) – que tem partida e chegada no mesmo local, mas três quilómetros novos no meio – Seixoso (9,97 km – 13h32 e 16h00) – sem novidades – e Lameirinha (11,18 km – 14h30 e 16h58) – mais curta que a versão do ano passado – onde a segunda passagem funciona como “Power Stage”.

Carlos Costa

CP 150 A