AF Braga. Cristina Dias será Presidente do Comité de Ética, Transparência e Compliance

Cristina Dias, Presidente da Escola de Direito da Universidade do Minho, será a futura Presidente do Comité de Ética, Transparência e Compliance, a ser criado e implementado na AF Braga pela candidatura de Pedro Sousa, caso este vença as eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 12 de setembro.

“Recebi e aceitei, com muito gosto, o convite do Dr. Pedro Sousa para presidir ao novo Comité de Ética, Transparência e Compliance da AF Braga, desafio ao qual procurarei responder, tendo como preocupação central a promoção da integridade e da confiança no futebol distrital, a boa governação e a tomada de decisões justas, a prevenção de riscos de corrupção, discriminação e conflitos de interesse, a defesa do fair play e a proteção de menores.

Trata-se de um órgão independente que assegurará um maior escrutínio de todo o funcionamento da AF Braga, que se deseja mais aberto e transparente. Procurarei que o Comité não seja apenas um órgão fiscalizador, mas também pedagógico e preventivo, promovendo uma cultura de integridade que fortaleça a credibilidade da AF Braga e proteja o Desporto”, afirmou Cristina Dias.

Pedro Sousa, por sua vez, sublinhou que com a criação deste Comité “pretendemos, à imagem do que está a ser feito na FPF, contribuir para um ecossistema mais saudável, escrutinável e transparente, assumindo a ambição de uma AF Braga mais credível, com decisões mais justas e que garantam que todos os nossos clubes e demais stakeholders são tratados por igual. Ao mesmo tempo, queremos antecipar e mitigar os riscos das apostas ilegais, do match fixing, do racismo, do bullying e de outras práticas e fenómenos que não podem ter lugar no Desporto.

Num órgão desta natureza, a dimensão e a credibilidade inatacáveis dos seus protagonistas são fundamentais e estamos muito felizes por poder contar com a Prof.ª Cristina Dias a liderar este Comité, que será uma marca de um novo futuro – um futuro de liberdade, respeito, integridade e transparência, mas também de ambição, inovação e vanguarda, que vamos imprimir à AF Braga já a partir da próxima sexta-feira”.

Recorde-se que a lista de Pedro Sousa aos órgãos sociais da AF Braga integra dois amarenses: João Esteves, como vogal da Direção, e Liliana Almeida, também como vogal, mas no Conselho de Arbitragem.