«Somos sempre candidatos a vencer»

Hugo Xavier, treinador do Maria da Fonte, faz um balanço positivo da pré-época da sua equipa, que se estreia amanhã (sábado) na casa do Santa Maria. O técnico, que chegou esta temporada ao clube da Póvoa de Lanhoso, espera um duelo equilibrado e reconhece que o adversário parte com alguma vantagem no arranque da Pró-Nacional da AF Braga.

Como decorreram os trabalhos de pré-época, míster?
Os trabalhos decorreram com normalidade, sempre com uma atitude fantástica e grande entrega de todo o plantel. Apesar de muitos jogadores já cá estarem, tudo foi novo: as ideias são muito diferentes das que marcaram os últimos anos do Maria da Fonte. Por isso, era importante começar a trabalhar desde cedo essa nova forma de jogar. O feedback dos jogadores tem sido positivo. Sentem que esta ideia valoriza o futebol, o clube e também cada atleta individualmente. Por isso, o balanço é dentro do esperado.

Amanhã arranca oficialmente a prova, com uma deslocação ao terreno do Santa Maria, num clássico do futebol distrital. Já pensa em apresentar um onze com a sua imagem?
Gostava de apresentar algo diferente, mas estamos condicionados. O Henrique está castigado, o Dino lesionado e o Joãozinho – um dos capitães – também fora, após um acidente de mota.
Será um jogo difícil para ambas as equipas. São duas formações com qualidade e ideias bem definidas. O Santa Maria, além de ser candidato ao primeiro lugar, leva vantagem por ter mantido a base da equipa e do treinador nos últimos três anos. Nós tivemos de começar quase do zero, enquanto eles já têm o processo muito mais consolidado.

Considera então o Santa Maria favorito, até por jogar em casa?
Somos o Maria da Fonte e, independentemente do adversário e do local, somos sempre candidatos a vencer. Agora, reconheço que, devido a estas circunstâncias, o Santa Maria está um passo à frente. Mas isso não significa que seja favorito.