Ribeira do Neiva homenageia Joaquim Pinheiro Lopes

O Complexo Desportivo da Ribeira do Neiva foi palco, na tarde deste domingo, de uma sentida homenagem a Joaquim Pinheiro Lopes, sócio número 1 e fundador do GDR Ribeira do Neiva. A cerimónia contou com a presença do homenageado, dos seus familiares, do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Verde, Patrício Araújo, bem como de inúmeros elementos da família ribeiraneivense.

O presidente do clube, Hélder Oliveira, procedeu à entrega de uma camisola personalizada a Joaquim Pinheiro Lopes, num gesto simbólico de reconhecimento pelo seu contributo para a história da coletividade.

O momento comemorativo ficou ainda marcado pela disputa do Troféu Joaquim Pinheiro Lopes, que terminou com um triunfo da equipa da casa. O Ribeira do Neiva venceu o Marrancos por 2-0, mantendo o troféu “em casa”.

Durante a cerimónia, Hélder Oliveira destacou a importância do homenageado no percurso do clube.
«É o nosso sócio número 1 e fundador do clube. Já nos quatro anos da minha anterior presidência fiz questão de lançar este troféu. É mais do que merecido, pois, para mim, as homenagens devem ser feitas em vida”, afirmou.

Visivelmente emocionado, Joaquim Pinheiro Lopes, de 82 anos, sublinhou que a distinção representa todos aqueles que contribuíram para o crescimento do clube ao longo dos anos.

«Esta homenagem é para todos os que trabalharam em prol deste clube ao longo destes anos. Tenho acompanhado o clube desde a sua fundação; fui atleta e dirigente, agora sou apenas adepto», referiu, acrescentando com um sorriso: «Gosto de ver o jogo atrás da baliza. Isto está muito diferente, para melhor, claro».

Notícia completa na edição impressa de O Vilaverdense.