[feslider]

RallySpirit 2024

É já esta 5ª feira que vai para a estrada o RallySpirit 2024.

 

Com a maior lista de inscritos de sempre, uma impressionante  lista de 128 inscritos, que constitui um dos grandes pontos de interesse desta nona edição do RallySpirit, que a X RACING, entidade promotora da prova aproveita para homenagear a «lendária» equipa portuguesa Diabolique Motorsport e os saudosos Joaquim Santos e Miguel Oliveira.

Entre as 128 equipas inscritas estão alguns dos melhores carros da história dos Rallyes, o que constitui um dos grandes polos de atracção. Vinte carros de Grupo B, e cerca de 40 por cento de concorrentes internacionais consolidam a posição da prova da organização portuguesa X Racing no exclusivo circuito dos Rally-Legends europeus, o Slowly Sideways Europe, que vai para a estrada de quinta, feriado até ao dia 30.

Aos 20 Grupo B inscritos juntam-se carros de Grupo A, Kit-Car ou WRC, para não detalhar tantos outros modelos exclusivos que atravessam todas as eras da história dos ralis. A Diabolique Motorsport, equipa homenageada vai estar representada por cinco dos mais emblemáticos modelos dos ralis nacionais da década de 1980: o Porsche 911, o Ford Escort RS 1800, o Ford RS 200, o Ford Sierra RS Cosworth e o Ford Sierra Cosworth 4×4 e ainda  preciosidades da dimensão do Ford RS200 da Diabolique, de um Lancia Delta S4 e de um Lancia Rally 037, ambos com a famosa decoração da Martini Racing, dos Audi Quattro S1 E2, do MG Metro 6R4, do Toyota Celica Twincam Turbo ou do Porsche 911 SCRS, sem esquecer o exclusivo Toyota 222D Grupo S, um dos três únicos existentes no mundo, numa raríssima aparição pública.

A prova tem o seu início no Jardim das Sobreiras, na Foz do Douro – Porto, às 16h30, onde os carros estarão em exposição desde amanhã, parte do Porto, pelas 16h30 do próximo dia 30, disputa uma super especial em Vila Nova de Gaia e seguindo  em direção a Santo Tirso, para uma classificativa noturna e fechando a Etapa com a especial Barcelos Sul, entrando em parque fechado no Campo da Feira, em Barcelos, onde fará o seu «quartel-general».

Na sexta-feira, a caravana dirige-se-à a Terras de Bouro e Vila Verde, para a realização de mais três especiais, antes da novidade da super especial no circuito bracarense de Vasco Sameiro, ao final da tarde, que antecede o regresso Barcelos, onde os

carros ficam em exposição a partir das 19h00, funcionando a cidade dos galos como centro nevrálgico com mais uma «boucles» em dose dupla.

No sábado, o percurso concentra-se no Concelho de Barcelos, com duas passagens pelas habituais Barcelos Oeste e Barcelos Sul. A dupla passagem por esta última também se disputa em sistema de «boucles», outra das novidades deste ano e que fará certamente as «delícias» dos espetadores.

A prova encerra como habitualmente com a Boucles de Barcelos, nas variantes, terminando no centro da cidade, com Cerimónia de Pódio marcada para as 21h30.

 

 

Carlos Costa

CO 150 A