[feslider]

Rali Vinho Madeira. Alexandre Camacho venceu em casa

Alexandre Camacho/Pedro Calado são os vencedores da 64.ª edição do Rali Vinho Madeira.

Depois de terem terminado a sexta-feira na frente da ‘prova rainha’, os madeirenses não deram hipótese à concorrência ao longo do dia de sábado, alcançado assim a vitória à geral no “seu” rali

. É o sexto título para Alexandre Camacho/Pedro Camacho, o terceiro consecutivo. Depois de terem vencido as edições de 2017, 2018, 2019, 2021 e 2022, juntaram a deste ano ao palmarés.

A equipa madeirense já tinham sido os primeiros a chegar ao ‘penta’ no Rali Vinho Madeira, feito que conseguiram na edição do ano passado. Agora alcançam as seis vitórias.

O Segundo classificado, Giandomenico Basso foi o único a discutir este triunfo. Numa viatura idêntica à do piloto vitorioso, o italiano passou pelo comando logo depois do arranque da segunda secção, venceu quatro troços cronometrados, mas não conseguiu suster o ímpeto da equipa que venceu seis das últimas sete edições da organização do Club Sports da Madeira. Para além destes concorrentes, apenas Kris Meeke esteve na frente. O britânico com um Hyundai i20N Rally2 foi o primeiro guia, mas desistiu após acidente na PEC 3.

O lugar mais baixo do pódio ficou na pertença de José Pedro Fontes, que foi quem mais pontos recolheu para o campeonato nacional. O piloto do Citroën C3 Rally2 conseguiu também suster o ataque de Simone Campedelli, quarto, que fez uma prova em crescendo.

Percurso semelhante, com a assinatura de muito bons tempos, realizou o jovem espanhol Diego Ruiloba, sexto, com outro Citroën C3 Rally2, na sua estreia na ilha. Atrás de si ficaram alguns dos outros pilotos em destaque no campeonato português, Armindo Araújo, Ricardo Teodósio, Miguel Correia, Pedro Meireles e Bernardo Sousa.

João Silva foi o melhor nas duas rodas motrizes

A disputa da liderança entre os utilizadores de viaturas de duas rodas motrizes foi coincidente com a luta pela cabeça da Peugeot Rally Cup Ibérica. João Silva esteve sempre no comando e acabou por terminar com uma vantagem confortável para os seus adversários diretos, mas, principalmente durante a primeira etapa, teve que se aplicar para bater a concorrência.

Entre os interessados no calendário da competição monomarca estabelecida com os Peugeot 208 Rally4, Pedro Antunes, segundo na categoria, realizou uma boa operação na Madeira ao reforçar a liderança com que havia chegado à ilha. O lugar mais baixo do pódio na divisão pertenceu ao espanhol Seri Pérez que, tal como Antunes, chegou a vencer troços cronometrados.

Carlos Costa

CO 150 A