Rali Terras D’Aboboreira 2025, Meeke e o Toyota no comando

Kris Meeke e Stuart Loudon, no Toyota GR Yaris Rally2, chegaram ao fim do primeiro dia da prova na liderança no Rali Terras D’Aboboreira 2025, após a disputa do sempre espetacular super-especial, a 3ª Classificativa da prova, Marco Rios de Emoção, disputada nas ruas cheias de público do centro da bela cidade duriense.

Esta 1.ª etapa da prova organizada pelo Clube Automóvel de Amarante, pontuável para o FIA European Rally Trophy e para o Campeonato de Portugal de Ralis, acabou, com mais um melhor «crono» para as contas da dupla norte-irlandesa.

Meeke alargou assim a vantagem sobre o segundo classificado, Dani Sordo, para 3,7s, mesmo se o espanhol também foi batido nas ruas do Marco de Canaveses por Yohan Rossel, ainda que apenas uma décima. Martins Sesks foi apenas 11.º na super especial, a cinco segundos exatos do vencedor, mas mesmo assim conseguiu manter o terceiro lugar à geral.

A mesma sorte não teve Marco Bulacia, que, com o 14.º tempo na PEC3, caiu do quarto para o sexto lugar à geral. Aproveitaram Roope Korhonen e Yohan Rossel para subirem respectivamente ao quarto e ao quinto lugar. Já Armindo Araújo manteve a posição de melhor português, no sétimo lugar da classificação geral, resistindo ao ataque de Gonçalo Henriques, que com o quarto melhor registo na especial, baixou de 3,4s para 0,9s a desvantagem relativamente ao tirsense. No processo, subiu também do nono ao oitavo lugar à geral.

Entretanto, Jan Solans, que tinha sido penalizado em 10 segundos após o PEC2, devido a uma falsa partida (jump start), caindo então da sexta para a 10.ª posição, conseguiu recuperar um posto, deixando a Pedro Meireles e Mário Castro o fecho do lote dos primeiros classificados.

Nota para o excelente desempenho da jovem dupla Gonçalo Henriques e Inês Veiga, no Hyundai i20 N Rally2, que estão classificados imediatamente atrás do tirsense, a apenas 3,4s, muito pressionados pela dupla Rúben Rodrigues/Rui Raimundo (Toyota GR Yaris Rally2), que encerram por agora o top 10, a apenas um segundo do piloto da Via Nova de Poiares, mas já a 25,3s dos comandantes.

Saliência ainda para o abandono da dupla Pedro Almeida/António Costa logo no primeiro troço, após capotar o Skoda Fabia RS Rally2, felizmente sem consequências para os pilotos.

Classificação após Etapa 1

1.º, Kris Meeke/Stuart Loudon (Toyota GR Yaris Rally2), 12m23,2s

2.º, Dani Sordo/Patricia Sáiz Ruiloba (Hyundai i20 N Rally2), a 3,7s

3.º, Martiņs Sesks/Renars Francis (Ford Fiesta MKII Rally2), um 14,3s

4.º, Roope Korhonen/Anssi Viinikka (Toyota GR Yaris Rally2), um 18,5s

5.º, Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2), 19,9s

6.º, Marco Bulacia/Diego Vallejo (Toyota GR Yaris Rally2), 22,7s

7.º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), 25,7s

8.º, Gonçalo Henriques/Inês Veiga (Hyundai i20 N Rally2), a 26,6s

9.º, Jan Solans/Rodrigo Sanjuan (Toyota GR Yaris Rally2), 29,9s

10.º, Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda Fabia RS Rally2), 32,0s

 

A segunda e derradeira etapa do Rali Terras d’Aboboreira 2025 disputa-se, este sábado, 3 de maio, a partir das 9h10, ao longo de mais sete classificativas, encerrando com os 21,13 km da segunda passagem pelo troço da Aboboreira, que é também a Power Stage, com início marcado para as 18h15. São mais 284,31 km, 97,72 km dos quais disputados contra o cronômetro.

Carlos Costa

CO 150

Quer se manter a par das notícias mais recentes? Pode cancelar a qualquer momento. Subscrever Cancelar