Pró-Nacional. Joane defende liderança em Prado sob forte pressão do Maria e Pevidém

A 13.ª jornada do Pró-Nacional disputa-se este fim de semana com vários jogos com impacto direto nas posições cimeiras e na luta pela manutenção. Com Joane, Maria da Fonte e Pevidém separados por apenas um ponto, a ronda assume particular importância para a definição do topo da tabela, ao mesmo tempo que equipas como Vieira, Selho e Celeirós tentam ganhar fôlego na difícil batalha pela permanência.

No domingo, o GD Prado defronta o Joane, líder isolado com 26 pontos, num jogo de elevada exigência para os pradenses, que somam 18 pontos e lutam pela aproximação aos lugares de cima. O Joane chega moralizado, mas o Prado tem argumentos para complicar a tarde do líder.

Ainda no domingo, Merelinense, com 21 pontos, recebe o Marinhas, com 14 pontos. A equipa da casa está decidida a encurtar distâncias para o topo, enquanto o Marinhas, tenta manter-se acima da linha d’água.

O Vieira, antepenúltimo com 10 pontos, está obrigado a pontuar para não permitir o afastamento das equipas acima. Já o Santa Maria, com 18 pontos, quer somar mais um triunfo para não descolar dos lugares cimeiros.

No sábado, o São Mascotelos, 5.º classificado com 22 pontos, recebe o o Vila Chã, que soma 16 pontos. A equipa da casa tenta manter-se na luta pelos lugares de acesso à fase superior, mas o Vila Chã tem sido competitivo e promete resistência.

O Berço recebe a Maria da Fonte num duelo de grande exigência para a equipa da casa, que se encontra na zona baixa com 13 pontos. A Maria da Fonte, segundo classificado com 25, sabe que não pode perder terreno para Joane e Pevidém.

O Esposende, 4.º com 22 pontos, mede forças com o AD Oliveirense, que segue em 15.º com 12 pontos. A formação esposendense precisa de vencer para não se afastar do pódio, enquanto o Oliveirense chega pressionado pela proximidade da zona vermelha.

Em Ponte, a equipa local encontra o Dumiense. O Ponte soma 16 pontos e procura um triunfo que o encaixe firmemente a meio da tabela, enquanto o Dumiense (17 pts) tenta recuperar lugares após algumas jornadas irregulares.

No Pevidém–Sandinenses, os anfitriões — terceiros classificados com 25 pontos — jogam com a possibilidade de assumir provisoriamente o comando da prova.

O Selho, penúltimo com apenas 2 pontos, recebe o Celeirós, que apesar dos 3 pontos tem um jogo a menos. Trata-se de um confronto de enorme importância para a sobrevivência de ambos.

Jogos da 13.ª jornada:
Sábado
São Mascotelos – Vila Chã
Berço – Maria da Fonte
Esposende – AD Oliveirense
Selho – Celeirós
Ponte – Dumiense
Pevidém – Sandinenses
Domingo
Merelinense – Marinhas
Prado – Joane
Vieira – Santa Maria