Pedro Sousa tomou posse como presidente da AF Braga

Pedro Sousa tomou, este sábado, posse como presidente da Associação de Futebol de Braga, marcando o início de um «novo ciclo de esperança e abertura».
Numa cerimónia realizada no Fórum Braga, que encheu por completo o auditório, o presidente cessante da Mesa da Assembleia Geral (MAG), Alves Pinto, abriu a sessão, passando depois o testemunho ao novo presidente da MAG, Mário Constantino Lopes, que deu posse aos novos órgãos sociais da AF Braga.

No seu primeiro discurso, Pedro Sousa destacou a participação recorde nas eleições, considerada a maior da história da associação em 62 anos. O novo líder agradeceu também ao candidato derrotado, Miguel Azevedo, afirmando que «as pessoas não são melhores ou piores por ganhar eleições».

Entre as principais linhas de ação do mandato, Pedro Sousa destacou o apoio técnico e financeiro aos clubes, o reforço da formação de treinadores, dirigentes e árbitros, a valorização do futebol feminino e de formação, e a projeção da marca AF Braga a nível nacional e internacional.

Uma das novidades é a criação de um Comité de Ética, Transparência e Compliance, liderado pela professora Cristina Dias, da Universidade do Minho, e a Casa do Futebol Distrital, que reunirá seleções distritais, clubes e a Academia de Arbitragem. Pedro Sousa anunciou ainda a AF Braga TV, plataforma de transmissão das competições, e reforçou a ambição de tornar a associação mais moderna, digital e próxima dos clubes.

A cerimónia contou com a presença de várias personalidades do futebol e da política, incluindo o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, e dirigentes do SC Braga, Vitória SC e Gil Vicente. O comentador Luís Freitas Lobo, neto de um dos fundadores da AF Braga, também marcou presença.

Pedro Dias destacou a importância da inclusão no desporto, o papel das autarquias e clubes no desenvolvimento desportivo e a colaboração com instituições de ensino superior como a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e a Universidade Católica. «O futebol e as suas variantes têm enorme relevância social e contribuem para o aumento da prática desportiva», afirmou.

Já Pedro Proença elogiou o legado do anterior presidente, Manuel Machado, que liderou a associação durante 14 anos, sublinhando a sua dimensão humana e a dedicação aos clubes. O presidente da FPF salientou ainda a relevância nacional da AF Braga, com mais de 18 mil praticantes, 170 clubes, presença em competições nacionais e internacionais, aposta no futsal, futebol feminino e formação, além de uma intervenção social próxima da comunidade.

 

Novos órgãos sociais das AF Braga
Mesa Assembleia-geral
Presidente: Mário Constantino Lopes
Vice-Presidente: Patrício Araújo
Secretária: Anabela Gomes
Secretário: Manuel Santos

Direção
Presidente: Pedro Sousa
Vice-Presidente: Rui Manuel Baptista
Vice-Presidente: Ricardo Duarte
Vice-Presidente: José Amorim
Vice-Presidente: Amadeu Portilha
Vogais: Alberto Alves, Ana Magalhães, Francisco Ribeiro, José Cunha

Conselho de Justiça
Presidente: Jorge Varanda Pereira
Vice-Presidente: Manuel Ribeiro
Vice-Presidente: Abel Rodrigues Fernandes
Vogais: Ricardo Vale, Ruben Azevedo

Conselho Fiscal
Presidente: João Carlos Cunha
Vice-Presidente: Luís Filipe Silva
Conselho Técnico
Presidente: Nuno Rodrigues
Vice-Presidente: Fernando Morais
Vogais: Fernando Pinto, João Lamego Moreira

Conselho de Disciplina
Presidente: Isabel Gonçalves
Vice-Presidente: Maria Almeida
Vogais: Vítor Dias, Mafalda Lima

Conselho de Arbitragem
Presidente: João Costa
Vice-Presidente: Paulo Gonçalves
Vice-Presidente: João Ricardo Silva
Vogais: Liliana Almeida, José Araújo, Carlos Costa

Conselho Técnico
Presidente: Nuno Rodrigues
Vice-Presidente: Fernando Morais
Vogais: Fernando Pinto, João Lamego Moreira

Foto de Joaquim Lima, Estúdios Lima.