Organização quer superar os mil participantes

A 11.ª edição da São Silvestre de Amares foi apresentada esta tarde, na Biblioteca Municipal, reunindo organização, autarcas e parceiros para revelar as principais novidades da prova que se realiza a 28 de dezembro. O evento é promovido pelo ginásio Pró-Energy, com o apoio do Município de Amares, da Junta de Freguesia de Amares e Figueiredo, do CDRC Amarense e o patrocínio do ISAVE.

A partida e chegada mantêm-se no Largo D. Gualdim Pais, mas os atletas vão este ano iniciar a corrida no sentido inverso ao habitual, seguindo primeiro para Norte. A organização anunciou ainda a instalação de uma tenda para acolher os participantes no final da prova, espaço onde serão entregues os prémios.

«A criação desta prova teve desde o início o objetivo de oferecer algo ao concelho», destacou Hélder Cerqueira, sublinhando o papel do Município e do ISAVE: «Sem o apoio do ISAVE seria impossível realizar a São Silvestre»

A corrida principal mantém os 10 km e arranca às 17h00, enquanto a caminhada de 5 km decorre em simultâneo. Para os mais novos, haverá um circuito infantil no mesmo local, a partir das 16h00.

Ultrapassar os mil inscritos
A organização revelou que as inscrições estão a decorrer «a um ritmo nunca visto». Já foram ultrapassadas as 400 inscrições, número que deverá crescer significativamente à medida que avança o habitual trabalho de «porta-a-porta» para apoiar quem não domina o processo digital.

O objetivo é claro: superar os mil inscritos e aproximar a prova do marco dos 2.000 participantes, que permitiria colocá-la «noutro patamar de referência».

As incrisçoes podem ser feitas até ao dia 16 na plataforma digital: https://lap2go.com/pt/home/.

A nova tenda instalada no local promete melhorar o conforto e criar um ponto de convívio no final da corrida, podendo vir a ser utilizada para outras iniciativas nos dias anteriores ao evento, que terá um cariz solidário, com parte da receita a reverter para os agrupamentos dos Escuteiros de Rendufe e Lago.

João Barros, vice-presidente da autarquia, reforçou a importância do evento para promover «o desporto e comportamentos saudáveis» no concelho.

ISAVE reforça ligação à São Silvestre
O ISAVE cumpre este ano a quarta edição como patrocinador principal, reforçando a parceria. «Somos uma escola de saúde inclusiva, com cerca de um milhar de estudantes. Quase metade são europeus que apreciam a qualidade do ar e tudo o que Amares oferece», afirmou Francisco Esteves, defendendo que o evento demonstra a ligação do instituto à comunidade.

Junta de Freguesia garante apoio
Presente desde a primeira edição, a Junta de Amares e Figueiredo volta a assegurar as lembranças para os participantes. «Tem sido um trabalho muito profissional, e temos o melhor espaço do concelho para acolher iniciativas deste tipo», referiu Rúben Silva.

A 11.ª São Silvestre de Amares volta assim a afirmar-se como um dos momentos desportivos mais importantes do concelho, com a ambição reforçada de bater recordes de participação.