O Núcleo de Árbitros de Futebol de Barcelos (NAF Barcelos) esteve presente na Festa das Coletividades, que decorreu entre os dias 18 de julho, na Avenida da Liberdade, em Barcelos.
O evento, organizado pelo Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), teve como objetivo promover o movimento associativo, o trabalho em comunidade e a união entre coletividades locais.
O NAF Barcelos marcou presença com um stand interativo que incluía jogos sobre decisões técnicas de arbitragem e a distribuição de brindes. A iniciativa teve como finalidade aproximar os árbitros da comunidade barcelense e incentivar os mais jovens a conhecer e, eventualmente, seguir a carreira de arbitragem.
José Pedro Pereira, presidente do núcleo, sublinhou o êxito da participação.
«Fizemos questão de marcar presença, pois a arbitragem em Portugal não tem de ser um tabu. Não nos temos de esconder. Pelo contrário, temos de nos mostrar e fazer ver que somos pessoas normais, da sociedade civil», explicou.
O balanço da participação foi bastante positivo. Segundo o dirigente, o stand gerou interesse e interação com o público.
«As pessoas paravam a conversar, brincavam sobre este ou aquele lance mais mediático. Os mais novos perguntavam como se podia tirar o curso e como funcionava. Já o jogo, bem… esse teve mais sucesso nos pais do que nos filhos», acrescentou.
Ao longo dos três dias, o stand do NAF Barcelos recebeu a visita de muitas pessoas, entre as quais o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino. Também marcaram presença antigos árbitros, como Álvaro Esteves e Monteiro da Silva, bem como os árbitros Carlos Macedo e Nuno Eiras, da Liga Betclic e AVAR, respetivamente, além de elementos de outros núcleos da AF Braga.
O NAF Barcelos teve ainda uma visita especial. O jovem Gustavo, natural do Porto, marcou presença na iniciativa para conversar com os árbitros. Recorde-se que Gustavo ficou conhecido pelas suas intervenções durante os jogos, sempre em defesa dos árbitros.
Quanto a futuras participações em eventos locais, José Pedro Pereira deixou no ar novas ideias.
«Temos uma direção e uns associados muito dinâmicos e ativos. Barcelos tem muitas atividades para associações. Quem sabe se na Batalha das Flores do próximo ano, na Festa das Cruzes, não entraremos e possamos dar a oportunidade e alegria aos adeptos do futebol de nos ‘agredirem’ saudavelmente com flores», brincou.
O presidente do NAF Barcelos deixou ainda uma palavra de agradecimento ao CCOB pelo convite e felicitou a organização pelo sucesso da iniciativa.