A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto”, que se realiza na próxima segunda-feira, 26 de janeiro, na Adega Cultural, em Vila Verde, vai prestar homenagem aos Campeões do Mundo e da Europa da região do Minho, responsáveis por um total de 62 títulos conquistados em 2025.
Trata-se de um feito absolutamente inédito na história do desporto minhoto, nunca antes alcançado num único ano civil.
O atleta mais titulado foi o canoísta olímpico Fernando Pimenta, que arrecadou seis títulos internacionais: dois de Campeão do Mundo (Maratonas) e quatro de Campeão da Europa (Velocidade e Maratonas). José Ramalho, canoísta do CN Prado, é outros dos atletas que vai ser homenageado na Gala de segunda-feira à noite.
Os campeões homenageados são oriundos de 12 concelhos da região, com destaque para Barcelos (13 títulos), Guimarães (8) e Braga (5), seguindo-se Ponte de Lima (3), Viana do Castelo (3), Cabeceiras de Basto (2), Fafe (2), Vila Nova de Famalicão (2), Vizela (2), Esposende (1), Vila Nova de Cerveira (1) e Vila Verde (1).
A Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” dará ainda a conhecer os vencedores dos 28 Troféus de Categoria, escolhidos entre 86 nomeados, por um júri composto por cerca de 130 elementos da Comunicação Social, Associações e Federações Desportivas, bem como diversas individualidades ligadas ao fenómeno desportivo.







