[feslider]

Linha vermelha

Uma das grandes novidades para a nova época é a inclusão do cartão do adepto.

Se por um lado a ideia parece ser boa, por outro lado, a medida não tem pontos de discussão viáveis e benefícios para o espetáculo. Pelo contrário, carece de uma profunda reflexão sobre a legalidade e a lógica da mesma.

Se a ideia com a implementação do cartão do adepto é ter uma melhor fiscalização e controlo das claques por outro lado, não faz sentido obrigar os sócios a terem esse cartão como sua identificação, impedir os mesmos de apoiar a sua equipa em conjunto com a sua família, assim como obrigar os sócios a ter duas formas de identificação.

Sim, leu bem. Obrigar a ter duas formas de identificação.

Que lógica tem obrigar os sócios a fazer um cartão do adepto quando já têm o cartão de sócio que os identifica? Não me parece de todo lógico.

Há ainda outro aspeto que deve ser refletido.

A idade permitida para se fazer o cartão do adepto. Com a atual lei, menores de 16 anos não podem adquirir o cartão do adepto. A pergunta que se impõe é: O que irá fazer um paí nessa situação? Ficar em casa, ir ao estado e deixar o seu filho noutra bancada?

Pensar à pressa e sem discussão ampla nunca ajuda a resolver os problemas. Pelo contrário, só os agrava a situação como se tem visto neste início da época onde nas primeiras 4 jornadas  já houve incidentes.

Importa também refletir sobre o estado de alguns relvados.

Em quatro jornadas já temos dois estádios interditos. Não consigo entender como se autoriza a utilização de um estádio cuja a avaliação foi a pior da última época e, mais grave do que isso, como é que esse estádio que já tinha tido uma avaliação negativa, não é alvo de uma nova fiscalização antes do jogo.

Por último, um apelo à arbitragem.

Temos de parar de ser coniventes com sucessivas perdas de tempo. Se queremos mais tempo útil de jogo e maior competitividade, temos de fazer por isso e não permitir que os jogadores demorem a repor a bola em campo, por exemplo.

Estamos no início da época. Há muito a disputar e a melhorar.

Haja bom senso e coragem da parte de todos os intervenientes.

Votos de um bom início de época e de uma excelente época!