Juvenis dos Leões das Enguardas festejam título

Juvenis dos Leões das Enguardas festejam título

A formação dos Leões das Enguardas continua a crescer. Neste momento o clube bracarense conta com 70 atletas e três equipas a militar nos campeonatos da AF Braga. A época de 2018/19 terminou com um saldo positivo quer ao nível do desenvolvimento individual dos atletas como colectivo. Nesse aspecto, há que destacar o título de campeão dos juvenis. A formação orientada por Marco Mendes ficou no primeiro lugar na II Divisão, Série C, da AF Braga, e foi a equipa que mais pontos (62) somou em todas as séries, terminado o campeonato com apenas dois empates.

 

Foi difícil a caminhada até ao 1.º lugar?
Ao longo das 22 jornadas a nossa equipa esteve em 1º lugar durante 20. Quero também dar uma palavra de apreço para o Lomarense pela luta que nos deu. Tivemos jogos de altíssimo nível competitivo contra eles. Foram sem dúvida o nosso maior adversário e dignificaram muito o nosso título.

Qual o segredo para este sucesso?
O nosso plantel é composto por 24 jogadores e ao longo da época tivemos sempre uma média de 20 atletas presentes nos treinos. Isso ajudou muito. Outro factor importante para a conquista do título foi o apoio que os pais e familiares nos deram durante toda esta caminhada. Uma palavra também para toda a Direcção do clube que nos apoiou sempre. Depois juntam-nos a isto tudo o nosso lema: raça, união e ambição.

A vossa série era competitiva?
É verdade que entre o primeiro classificado e o terceiro existe uma diferença pontual de 19 pontos, mas ao longo da época tivemos jogos de enorme desgaste físico e psicológico para os nossos jogadores.  De referir que das cinco séries de juvenis a nossa equipa foi a que mais pontos conseguiu.

Quais as maiores dificuldades que encontraram?
Houve uma fase do campeonato em que tivemos dois empates consecutivos, isso fez com perdêssemos o primeiro lugar. No entanto, conseguimos recuperá-lo no jogo em casa contra o Lomarense em que vencemos por 3-0.  Nessa partida ficou provado que realmente fomos a melhor equipa.

Este plantel tem valor para se manter na I Divisão?
Este grupo joga junto há cerca de três anos. No ano passado já mereciam ter sido campeões de iniciados, mas ficamos em segundo lugar. Deste plantel apenas vão sair quatro jogadores para a equipa de juniores, pelo que acredito que com mais alguns os reforços podemos lutar pelos primeiros lugares.

Que avaliação faz do trabalho desenvolvido na formação dos Leões das Enguardas?
Esta foi uma época muito positiva. Das três equipas que temos a competir, a de juvenis foi campeã e os infantis ficaram no pódio. Nos iniciados sentimos algumas dificuldades pois metade dos atletas ainda eram infantis e a outra metade do primeiro ano. Eram mais novos um e dois anos do que a maioria dos adversários e essa diferença nestas idades nota-se muito.
Recordo que o Leões das Enguardas é um clube com apenas três anos na formação e já envolve 70 atletas. Isso é muito bom, mas o nosso trabalho ainda está apenas no início. Acreditamos que para o ano vamos fazer mais e melhor em prol da formação das nossas crianças e jovens.