[feslider]

João Pinheiro de regresso à escola

João Pinheiro regressou à escola no âmbito da iniciativa “Árbitro na Escola”, numa visita ao estabelecimento de ensino EB/JI de Lousado, Famalicão.

Duzentas e quarenta crianças, entre os 3 e os 10 anos, receberam o internacional português com cartões brancos enquanto gritavam o seu nome.

O árbitro, visivelmente emocionado, ouviu depois as crianças recitarem quadras “feitas à sua medida” e cantar “Campo Aberto”, uma música composta especialmente para ele com letra original “Campo aberto e a bola a rolar, o árbitro apita, há emoção no ar. O mundo aplaude, assiste de pé, fair play e respeito, é o lema, pois é”.

João Pinheiro mostrou as “ferramentas de trabalho” dos árbitros, falou do seu percurso e partilhou o seu lema de vida: “O segredo do sucesso é acreditar”. As crianças mostraram-se entusiasmadas e fizeram muitas perguntas. “Já apitaste a final da Champions?”, Pinheiro respondeu ser o seu maior sonho e que acredita ser possível concretizar.

 

No final da iniciativa, João Pinheiro disse que saia «de coração cheio». «Estes momentos dão-me alento para continuar a trabalhar para ser um árbitro de elite. Esta iniciativa faz bem à arbitragem! Mostra quem está por trás do apito, a pessoa por trás dos cartões. E fomenta o fair-play que nos deve reger em todas as atividades, no desporto, na escola, na vida. Foi uma iniciativa espetacular!«.

Eva Santos, coordenadora da escola, elogiou a iniciativa. “O lema da nossa escola é Crescer com Valores, esta iniciativa enquadra-se perfeitamente nesse lema, no trabalho dos valores ligados ao respeito e ao fairplay, e também dá às crianças uma visão alargada do que é ser um árbitro e uma maior amplitude das profissões ligadas ao futebol. Nesta idade todos querem ser jogadores de futebol, é importante perceberem que há outros caminhos dentro da modalidade.”

A iniciativa “Árbitro na Escola” pretende promover o fair-play, o respeito e a empatia valorizando o papel do árbitro e das equipas de arbitragem no jogo, promovendo a literacia para as leis de jogo e, ainda, mostrando a arbitragem como uma possibilidade de carreira desportiva.