[feslider]

«Já tenho saudades de dar “chutos na cabaça e dar umas caneladas”»

O capitão do São Paio d’ Arcos, Duarte, diz que o futebol não vai ser o mesmo depois desta pandemia. O central da equipa bracarense abordou ainda vários temos relacionados com esta época desportiva e diz  que a decisão tomada pela FP futebol e seguida pela AF Braga foi a mais certa, pois, «não havia tempo» para terminar os campeonatos. Duarte referiu ainda que o único clube que sai prejudicada, se não subir ninguém, é o Pevidém.

 

Como é que está a lidar com esta pandemia?
Estou a lidar da melhor forma possível. Como deve imaginar não é nada fácil estar longe da família e amigos, sem esquecer de estar privado de fazer muita coisa que gosto fora de casa.

O plantel do SP Arcos encontra-se bem?
Sim. Tenho falado com eles e de momento estão todos de boa saúde

E você está a trabalhar ou em quarentena?
Estou trabalhar e fora de casa! Até data ainda não fui obrigado a parar e verdade seja dita “ainda bem”. Tento seguir, dentro dos possíveis, as recomendações das entidades competentes.

Tem sido difícil este tempo sem futebol?
Claramente, tanto o amador como o profissional.

As saudades já apertam?
Já tenho saudades de dar “chutos na cabaça e dar umas caneladas”, das conversas com temas só de homens, das brincadeiras, de tudo o que se passa dentro do futebol.

  • «Até à paragem campeonato ficou aquém das expectativas»

Este longo tempo de paragem pode prejudicar a planificação da próxima época?
Penso que grande parte dos clubes e a própria Associação vão ter sérios problemas para planificar a próxima época.

Que balanço faz da prestação do SP Arcos no campeonato?
Tivemos uma prestação muito aquém daquilo que eu esperava, podemos dizer que foi falta de sorte porque tivemos vários jogos em que esta não esteve do nosso lado, mas também por falta de maturidade. Um plantel com jogadores jovens,  quando digo jovens falo de ser a primeira vez nesta divisão, com imensa qualidade mas faltava ali aquele “click”! Digo isto tudo com uma certeza, o campeonato ainda não tinha acabado e tínhamos bem presente nas nossas cabeças, que não íamos e nem queríamos descer. Oito jogos são muitos pontos!

E individualmente?
Também ficou aquém das minhas expectativas tanto individualmente, como colectivamente mas o campeonato ainda não tinha terminado.

  • «Para mim o único prejudicado é o Pevidém»

Concorda com a medida tomada pela FP Futebol e seguida da AF Braga? Ou na sua opinião dos campeonatos deveriam ser concluídos?
Concordo só por um motivo: não há condições para retomar o campeonato. Uma época desportiva, nesta divisão que é amadora, começa em meados de Julho (Verão) e acaba em Maio, sem contar com a final da Taça da AF Braga.
É fácil fazer as contas ao tempo que sobra para fazer outro tipo de coisas, como gozar férias do trabalho, passar tempo de qualidade com a família, entre outras.
Quanto tempo ia demorar fazer os jogos que faltam? Jogos ao meio da semana? Quando ia começar a próxima época? São tudo coisas a ter em conta, mas isto é a minha opinião.

Há equipas que saem mais prejudicadas. Neste caso o SP Arcos beneficiado…
Qualquer que fosse a decisão ia gerar polémica! Para mim o único prejudicado é o Pevidém, pois foi a única equipa que assumiu publicamente a luta pela subida de divisão desde o inicio. Já os beneficiados são alguns e não só os que estão em zona de descida, mas para os que nela se encontram foi uma decisão que se aceita de bom grado.

Na sua opinião qual a melhor equipa do campeonato?
Vou falar das equipas com quem joguei os dois jogos. O Pevidém, pela qualidade do plantel e por saber exactamente para o que queiram neste campeonato, quer era a subida aos nacionais.

E o jogador?
Os dois melhores marcadores do campeonato.

  • «Vou deixar o futuro em aberto»

Para o ano mais uma época no SP Arcos?
Ainda é cedo, mas quem sabe se não vai ser mais uma época de azul à SP Arcos. São 6 anos no clube. Mas com isto tudo que se passou vou deixar o futuro em aberto.

O futebol vai ser diferente após esta pandemia?
Tanto o profissional como o amador.