O Campeonato da Divisão de Honra da AF Braga chega ao fim este sábado, embora três jogos da Série A tenham sido antecipados no último fim de semana.
Com o Esposende já campeão, as atenções na Série A centram-se na luta pela permanência. Maximinense e Esporões são as únicas equipas que ainda sonham em evitar a descida. Os de Maximinos, com 33 pontos, recebem o Pousa e estão obrigados a vencer. No entanto, mesmo somando os três pontos, a manutenção pode escapar-lhes se o S. Cristóvão, da Série B, vencer o Abação. Os vimaranenses somam atualmente 34 pontos.
Mais complicada é a missão do Esporões, que soma 32 pontos. A formação bracarense tem de vencer fora o FC Amares e esperar por derrotas do Maximinense e do S. Cristóvão para garantir a sobrevivência.
Quanto às descidas já confirmadas à I Divisão, na Série A despedem-se Granja, FC Amares e Marca. Na Série B, os despromovidos são Arco de Baúlhe, Lousado, Antime e D. Ronfe.
Na luta pelo título da Série B, tudo se decide na última jornada. Berço e Torcatense partem para o derradeiro jogo empatados com 65 pontos e igualdade no confronto direto (1-1 e 2-2). O critério de desempate será o rácio de golos, onde o Berço leva, por agora, uma vantagem de dois.
Na ronda final, o Berço visita o Arco de Baúlhe, já despromovido, enquanto o Torcatense desloca-se ao terreno do Bairro, atual 10.º classificado.
Jogos da última jornada:
Série A
Viatodos – Guilhofrei, 2-1
MARCA – Este FC, 3-1
Roriz-Granja, 5-1
Rendufe – Alvelos
Maximinense – Pousa
FC Amares – Esporões
Martim – Ucha
Porto d’Ave – Esposende
Série B
S. Cristóvão – Abação
Antime – Taipas
Santa Eulália – Santo Estêvão
Bairro – Torcatense
Santo Adrião – Arões
Arco Baúlhe – Berço SC
Ronfe – Lousado
Pica – S. Paio SC