A geração de jogadores que entrou para a história da AF Braga ao conquistar a Taça das Regiões da Uefa, na época de 2010/11, diz que foi esquecida pelos responsáveis associativos.
Num comunicado enviado ao Presidente da AF Braga, Manuel Machado, ao qual o Desportivo VH teve acesso, os jogadores manifestaram a sua «mágoa», «tristeza» e «desilusão» por terem sido esquecidos por «alguém que nos devida valorizar».
Comunicado
Exmo. Presidente da AF Braga.
Vimos por este meio, e em nome de todo o grupo de atletas de 2011 da Seleção da Associação que o Senhor preside, expor alguns pontos, sentimentos e emoções com as quais temos vivido nas últimas semanas, meses…anos!
Existe em nós, jogadores que fizeram essa histórica caminhada e conquista, um enorme orgulho em ter visto em vários jornais desportivos (locais e nacionais), durante os últimos tempos, a ambição de conquista desta Seleção de 2018.
Naturalmente com algumas diferenças, atrevemo-nos a dizer que nos faz recordar a ambição, a paixão, a emoção, a vontade de ganhar, o compromisso e união que demonstrámos em campo, há 7 anos atrás.
Por outro lado, há também um sentimento de mágoa e alguma tristeza, em muitos momentos, “apodera-se” de nós. A “memória curta” por parte de quem nos devia valorizar é algo que nos deixa…..desiludidos!
Na época de 2010/2011 escrevemos uma das mais belas páginas da história da Associação de Futebol de Braga. Fica a questão: Será que o futebol, em certos momentos, não pode viver da história? Será que os Feitos, os Méritos, as Conquistas, não devem ser recordados pelas Instituições? Será que quando se assume algum cargo não deve conhecer-se, no mínimo, parte do passado?
A verdade factual é que, recentemente, na comemoração do centenário da Associação de Futebol de Braga, esse feito, essa Conquista, passou ao lado da cerimónia. Ninguém se lembrou de que havia sido feita história e que a equipa de então havia escrito uma das mais memoráveis conquistas nos 100 anos da Instituição.
Como foi dito anteriormente, foi com um sentimento de nostalgia e saudade que ao longo dos últimos dias acompanhámos, através da imprensa e redes sociais, a preparação da seleção da AF Braga que disputou a fase intermédia da UEFA Regions Cup.
À memória, de imediato, recordamos a época de 2010/2011, época em que, NA DEFESA DO FUTEBOL DA NOSSA REGIÃO E ASSOCIAÇÃO, conquistamos o TÍTULO EUROPEU desta competição.
Foi no dia 28 de Junho de 2011, num jogo intenso, de superação, de orgulho e onde provámos que também no futebol não profissional há muito talento e brilhantismo.
Não foi uma conquista qualquer. Foi a NOSSA conquista… Foi a VOSSA conquista…. Foi A conquista!!!!!
Saudações desportivas,
A vossa Geração d’ Ouro.