O GD Prado celebrou ontem 99 anos de existência e deu início oficial ao programa das comemorações do Centenário, que se vai prolongar até 18 de setembro de 2026.
O ponto alto das celebrações foi a inauguração do novo salão multiusos e do museu do clube, que acolhe também uma exposição fotográfica da autoria de Miguel Lemos, retratando quase um século de história e conquistas da coletividade.
O evento encheu o novo espaço e contou com a presença dos órgãos sociais do GD Prado, da Comissão do Centenário, da Comissão Executiva, do vereador do Desporto da Câmara de Vila Verde, Patrício Araújo, do presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos, do ex-presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, entre outras individualidades. O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, fez chegar uma mensagem em vídeo, felicitando o clube pela sua longevidade e contributo para a comunidade.
João Alberto Correia, presidente da Assembleia Geral e da Comissão do Centenário, destacou o simbolismo da data.
«Este é um dia grande, muito significativo e que vai deixar marcas para o futuro. Estamos há cerca de dois anos a preparar este momento e agora abrimos oficialmente o ano do centenário, com atividades programadas a um ritmo mensal», afirmou.
Já Eduardo Lima, presidente do GD Prado, sublinhou a importância do novo espaço e deixou uma mensagem de equilíbrio e ambição.
«Inaugurar este salão multiusos e museu vai servir ainda melhor o clube. Queremos crescer de forma controlada e sustentada, reforçando a formação e aumentando o número de sócios. Este é um clube centenário, mas com uma juventude invejável, como demonstra o programa das comemorações».
Miguel Lemos, responsável pela exposição fotográfica, explicou que este é um espaço «há muito sonhado pelo clube» e que homenageia todos aqueles que contribuíram para a história da instituição.
«O museu apresenta seis núcleos temáticos que nos fazem viajar ao longo do tempo. É um testemunho vivo daquilo que fomos, do que somos e do que queremos ser»
Notícia completa na edição de setembro.