«Estou convencido que terminaremos nos lugares cimeiros»

A ADCR Turiz prepara com ambição o regresso aos campeonatos da Associação de Futebol de Braga. A direção do clube decidiu manter a aposta no treinador Xano Gama, que continuará a liderar a equipa, bem como grande parte do plantel que acompanhou o emblema durante o percurso no Inatel.

«Mantivemos a base do plantel dos últimos anos e fomos buscar alguns jovens jogadores da formação de outros clubes. Sabemos que vamos para um campeonato diferente, mais competitivo, mas conseguimos construir um grupo equilibrado para esta divisão», destacou o técnico.

Apesar de reconhecer que a I Divisão da AF Braga tem vindo a evoluir nos últimos anos, Xano Gama assegura que o Turiz parte «sem medo» para a nova temporada.

«Vamos sentir algumas dificuldades, principalmente na primeira volta, devido à inexperiência e falta de ritmo, mas estou convencido de que faremos uma boa época e terminaremos nos lugares cimeiros. Sabemos, no entanto, que há clubes mais bem apetrechados e isso pode influenciar», admitiu.

O treinador sublinha ainda a importância dos dérbis regionais: «São sempre especiais, porque trazem mais gente aos jogos e motivam os jogadores. Todos querem ganhar.»

Candidatos à subida
Na análise à concorrência, Xano Gama aponta quatro principais candidatos à subida: FC Amares, pelo seu historial, o Lanhas, pelo que tem feito nos últimos anos, e o Caldelas e o Ribeira Neiva. Ainda assim, reconhece evolução noutros adversários.

«O Panoiense e o Merelim São Paio são sempre equipas fortes, e o Juventude da Póvoa tem vindo a crescer muito. O nosso objetivo é dificultar a vida aos candidatos, sobretudo em casa, onde somos muito fortes. Se conseguirmos bons resultados no nosso terreno e pontuar em alguns jogos fora, podemos realizar um bom campeonato», afirmou.