Este FC troca o relvado pelo auditório da GNR para promover o fair-play

As equipas de sub-14 e sub-15 do Este FC, trocaram o treino do relvado pelo auditório da GNR do Posto Territorial do Sameiro.
Atletas e staff participaram numa ação de sensibilização promovida pela Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial da GNR de Braga, integrada na Operação “Desporto em Segurança | Crescer com Fair-Play”, desenvolvida a nível nacional.

A sessão foi ministrada pelo guarda Silva, com o apoio do cabo-chefe Fábio Xavier e da guarda Marta, e contou com a presença de cerca de 70 elementos do clube. Os jovens atletas acompanharam com grande atenção os conteúdos apresentados, centrados na prevenção da violência e na promoção de comportamentos responsáveis dentro e fora dos recintos desportivos.

A iniciativa contou ainda com a presença do Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Braga, major Pedro Costa, que enriqueceu a formação através de exemplos práticos e de esclarecimentos relevantes, nomeadamente sobre a distinção entre “ilícito crimina” e “ilícito de mera ordenação social”, contribuindo para uma melhor compreensão das consequências legais de determinados comportamentos.

Para o presidente do Este FC, Jorge Rodrigues, tratou-se de “um momento muito esclarecedor, porque a violência preocupa-nos a todos e é um assunto em que temos todos de dar um contributo para erradicar estes comportamentos do desporto”.

A ação decorreu no âmbito de um convite endereçado pela GNR ao clube e revelou-se um momento muito enriquecedor para todos os participantes. O Este FC deixa uma palavra de reconhecimento e agradecimento à Guarda Nacional Republicana «pela proximidade, preocupação e trabalho contínuo junto dos mais jovens».