Christian Merli conquista quinta vitória absoluta na Falperra

A 44.ª edição da Rampa Internacional da Falperra decorreu ao longo do fim de semana com um clima instável que acabou por prejudicar as performances dos pilotos do Europeu de Montanha e do Campeonato de Portugal de Montanha tendo em conta as difíceis condições meteorológicas. O italiano Christian Merli e o alemão Alexander Hin foram os grandes vencedores da edição de 2025.

No Campeonato Europeu de Montanha tudo apontava para uma disputa acesa entre o Crónico vencedor da prova nos últimos cinco anos, Crhistian Merli e o vencedor das duas primeiras provas do Campeonato da Europa de Montanha deste ano Kevin Petit. Em viaturas idênticas, os Nova Proto NP01, Petit impôs-se nos treinos do dia de sábado, enquanto que hoje, dia das subidas oficiais, Merli foi rapidíssimo, em condições de piso muito difíceis devido à chuva impondo a sua maior experiência e conhecimento, acabando por deixar na tabela final a cerca de 10 seg o seu adversário direto. A terceira posição foi para outro Petit, o Sebastien, também em Nova Proto, a mais de 18 seg do vencedor.

Entre os portugueses inscritos na competição internacional, dois bracarenses foram destaque, Carlos Vieira, que foi o 8º, ao volante do Porsche 992 GT3 Cup, e Patrick Cunha, que ficou na posição imediata (9º), com o Porsche 718 Cayman GT4 RS. Eduardo Santos em Peugeot fechou o pódio português.

No que à prova do Campeonato de Portugal de Montanha diz respeito, nesta terceira prova do calendário, o alemão Alexander Hin, com o seu Osella FA 30 foi o mais rápido, com um tempo final de4.28,.151 deixando na 2ª posição Pedro Salvador (a fazer uma incursão esporádica na Montanha, com o seu vestuto Silvercar CS) a 4.330 seg e no lugar mais baixo do pódio Luis Nunes em Skoda Fabia R5 a13.727 segundos.

Os resultados completos estão disponíveis AQUI.

 

Carlos Costa

CO 150

Quer se manter a par das notícias mais recentes? Pode cancelar a qualquer momento. Subscrever Cancelar