[feslider]

Andebol. ABC apresentou-se com muita juventude

O ABC SAD apresentou esta tarde o plantel para a nova época desportiva que este ano vai ter um novo figurino com as 16 equipas a disputarem de 36 jornadas a duas voltas.

A equipa orientada por Jorge Rito, que este ano perdeu duas as referências do plantel (Hugo Rocha e Humberto Gome) reforçou-se com três estrangeiros, tendo ainda contratado o pivot Tomás Telles ao Santo Tirso.

O guarda-redes Cláudio Silva, que na época esteve emprestado ao Boavista também regressa ao Sá Leite. De resto a Direcção do clube, liderada pelo amarense, Rui Silva, promoveu quatro juniores à equipa principal.

Desportivo: Quais os objectivos para esta época?
Rui Silva: Sabemos que temos um plantel muito jovem. Temos muitos atletas que ainda são campeões em título da equipa de juvenis de há dois anos e foram vice-campeões de juniores. Portanto temos qualidade para enfrentar todas as equipas do campeonato.

A ideia é fazer melhor do que a época passada?
Este ano o campeonato será disputado em duas voltas. Sabemos que há um desnível muito grande em termos de orçamento e este ano ainda reduzimos mais ao nosso. É muito complicado lutar contra equipas como o Benfica, Porto e Sporting com o futebol a financiar as modalidades. O ano passado ficamos no sexto lugar e este ano queremos entrar com a mesma ambição de ficar o mais acima de cima. Temos um plantel jovem, o que em alguns momentos pode criar alguma dificuldade, mas temos uma equipa técnica muito experiente.

Porquê a aposta em estrangeiros?
Tivemos de colmatar algumas lacunas do plantel e não conseguimos encontrar soluções em Portugal. O nosso andebol está a subir cada vez mais de qualidade e há muitos atletas pretendidos por equipas estrangeiras, por isso temos de procurar outras soluções. Esperemos que eles se adaptem ao andebol de Portugal.

Se ficarem num lugar Europeu vão inscrever a equipa?
Temos de procurar as condições para isso. Nos últimos anos isso não foi possível mas isto é um caminho que se faz caminhado. Temos garantido o orçamento para esta época e vamos trabalhar para se ficarmos classificados entrar nessa prova europeia».

O mandato desta Direcção termina em Dezembro. Já decidiu se é candidato?
Ainda estamos a amadurecer essa ideia no seio da Direcção. O nosso mandato termina em Dezembro e dentro de pouco tempo (início de Outubro) vamos convocar uma AG para informar os accionistas da nossa decisão.

 

Plantel para a época 20-21

Equipa técnica do ABC liderada por Jorge Rito

Guarda-redes: Carlos Oliveira, Cláudio Silva (ex-Boavista), José Martins (ex-júnior) e Tiago Ferreira (ex-júnior).
Sebastian Ceballos (Chile-ponta esquerda), Diogo Silva (ex-júnior, pivot), Feliciano Couveiro (lateral direito), Gonçalo Guimarães (ponta esquerda), Rafael Peixoto (ponta esquerda), Predrag Rodic (lateral esquerdo, ex-E. Vermelha de Belgrado), Erekle Arsenashviu (pivot), Rui Batista (central), Hugo Manso (universal), Tomás Teles (pivot, ex-Santo Tirso), Pedro Castro (lateral/ponta direito, ex-júnior), André Rei (ponta direita), João Fernandes (lateral esquerdo/direito), Michael Chuala (lateral esquerdo/direito, ex-Inter Clube).