[feslider]

AF Braga. Prova raínha do futebol distrital está de regresso

É já este fim-de-semana que arranca a versão 2023/24 do campeonato da Pró-Nacional, da AF Braga, este ano com uma nova cara, num regresso ao modelo original, em que engloba 18 equipas, umas à procura do título, outras da manutenção no escalão maior do futebol distrital.

Celeirós, Ronfe, Bairro e Selho são os estreantes. Subiram este ano, mas prometem não ser o parente pobre desta edição da Pró-Nacional.

Vindos do Campeonato Portugal chegam os históricos Maria da Fonte e Merelinense. A formação da Póvoa de Lanhoso já manifestou vontade em regressar aos nacionais no próximo ano e reforçou-se nesse sentido.

Já o Merelinense rodeou-se de jovens provenientes da formação com ambição e valor para dar cartas no futebol sénior. É, por isso, também uma equipa a ter em conta.

Depois há que contar sempre com equipas como o Vieira, que se reforçou muito e bem, o Joane, sempre candidato aos primeiros lugares, bem como o Forjães que contratou um treinador (Carioca) que  subiu o Limianos aos nacionais e o GD Prado que mantém praticamente a mesma equipa da época passadam. O Ponte, que embora não tenha feito o mesmo investimento da época finda, vai querer andar nos primeiros lugares.

O Santa Maria, vencedor da Taça e da Supertaça, que tem como principal figura Hugo Vieira, também promete fazer furor.

A Oliveirense, este ano comandada por Nelson Silva, também pode ser uma agradável surpresa, bem como o Berço SC.

Mas este campeonato é sempre uma caixinha de surpresas e não podemos esquecer de equipas como o Cabreiros, SP Arcos e Ninense, que embora corram um pouco por fora podem roubar pontos aos candidatos.

Por fim, o FC Amares que com, provavelmente, o orçamento mais baixo da Pró-Nacional vai sentir muitas dificuldades para assegurar a manutenção, mas se o conseguir terá um sabor muito especial dado o momento difícil que o conjunto azul e branco atravessa.

Jogos da 1.ª jornada
Sábado
Ponte-SP Arcos
FC Amares-Bairro FC
Domingo
Selho- Celeirós (9h00)
Oliveirense- Joane
Maria da Fonte-Ronfe
Cabreiros-Berço
Forjães-GD Prado
Merelinense-Vieira
Santa Maria-Ninense