[feslider]

«AF Braga não reuniu e debateu com os clubes»

Nos próximos dias vamos ouvir os clubes sobre a decisão da Federação Portuguesa de Futebol em cancelar os campeonatos da formação não atribuindo títulos, subidas e descidas.

Uma tomada de posição que foi seguida pela AF Braga ao contrário, por exemplo, das duas maiores associações do País. A AF Lisboa já disse que primeiro vai falar com os clubes seus filiados para depois tomar uma posição sobre o assunto, enquanto a Associação do Porto decidiu atribuir subidas de divisão pelas classificações, à data da suspensão dos campeonatos.

Começamos por ouvir a opinião do Coordenador da Formação da ACRD Vilarinho, Ezequiel Oliveira.

Desportivo: Concorda com a anulação dos campeonatos da formação?

Ezequiel Oliveira: Acima de tudo está a saúde. Mas acho que é uma fase muito prematura para este adiamento. Aliás, se for para cancelar cancelem tudo. Porque tanto seniores como formação são humanos, não percebo porque uns campeonatos estão em equação e outros foram cancelados.

-AF Braga fez bem em seguir as directrizes da FPF?
Sei que há outras Associações que não o vão fazer pelo menos para já.  AF Braga não ouviu os clubes não se reunião e debateu, tomou a decisão e acabou. Noutras Associações o processo não estar a ser esse.

-Como pensa que podia ser resolvido este problema?
Este problema poderia ser resolvido da seguinte forma (falando dos campeonatos de formação futebol 7). Prevê-se que em finais de Maio inícios de Junho este vírus estará controlado.
Se assim fosse poderiam ser retomados os campeonatos em Julho ou mesmo Agosto porque faltam apenas cinco jogos para terminar. Era mais um mês.

Que implicações pode ter esta medida no futuro?
Não estou ligado a parte da gerência do meu clube, mas que vai ter proporções negativas vai. Acho que há clubes que não voltarão a abrir depois disto. São medidas complicadas. Acima de tudo há sonhos de miúdos que foram deitados fora, como trabalhos árduos de 7 meses de clubes treinadores e jogadores. Isso também é preciso ter em consideração. Tudo bem que na formação a classificação não é mais importante, mas também importa. Se não fosse importante então não haveriam campeonatos com classificações.