O campeonato da Pró-Nacional da AF Braga entra na reta final. Este sábado disputa-se a penúltima jornada com a luta pelo segundo lugar e a definição da quinta e última equipa a descer ainda por definir.
No topo da classificação, o Celoricense já é campeão, mas Maria da Fonte e Oliveirense, ambos com 62 pontos, seguem empatados na corrida pelo segundo posto.
Nesta jornada, o Maria Fonte visita o Ninense, já despromovido, mas tradicionalmente difícil em casa, enquanto a Oliveirense desloca-se ao terreno do Santa Maria, que soma 57 pontos e ainda sonha com o segundo lugar.
O Vieira SC, também com 57, terá de vencer fora o S. Paio d’Arcos e esperar por escorregadelas dos rivais diretos para manter essa esperança.
No fundo da tabela, quatro equipas já estão despromovidas: Ribeirão, Cabreiros, SP Arcos e Ninense. A derradeira vaga de descida está ainda em aberto, com Forjães (38), Prado (41) e Celeirós (41) a lutarem pela permanência.
O Forjães joga fora com o Cabreiros, já condenado, mas que poderá querer despedir-se dos seus adeptos com uma vitória.
Já o GD Prado visita o Ponte, enquanto o Celeirós tem uma difícil deslocação ao campo do Marinhas, 8.º classificado.
Com apenas seis pontos por disputar, a emoção promete marcar esta penúltima ronda do campeonato da Pró-Nacional, tanto na luta pelo segundo lugar, que dá direito a participar na Taça de Portugal e pode abrir uma porta para a subida aos nacionais, como na sobrevivência entre os grandes da AF Braga.
Jogos da 33.ª jornada:
Santa Maria – Oliveirense
Cabreiros – Forjães
Marinhas – Celeirós
Mascotelos – Celoricense
Ribeirão – Vila Chã
Ninense – Maria Fonte
Ponte – Prado
Merelinense – Selho
S. Paio d’Arcos – Vieira SC
Classificação.
1.º Celoricense, 73
2.º Maria Fonte, 62
3.º Oliveirense, 62
4.º Vieira, 57
5.º Santa Maria, 57
6.º Santiago Mascotelos, 55
7.º Merelinense, 50
8.º Marinhas, 47
9.º Selho, 45
10.º Ponte, 44
11.º Vila Chã, 42
12.º Celeirós, 41
13.º GD Prado, 41
14.º Forjães, 38
15.º Ninense, 34
16.º SP Arcos, 33
17.º Cabreiros, 13
18.º Ribeirão, 0