Honra, Série A. Ninene joga na Pousa e Forjães recebe o Porto d’ Ave

A 13.ª jornada apresenta um duplo interesse na Série A da Divisão de Honra: por um lado, a luta pelos primeiros lugares, com o objetivo da subida bem presente; por outro, a batalha intensa pela manutenção, numa fase em que cada ponto começa a ser decisivo, sabendo-se que descem os quatro últimos classificados.

O líder Ninense (27 pontos) desloca-se ao terreno do Pousa, equipa que luta pela sobrevivência. À partida, o favoritismo pertence aos visitantes, que procuram manter ou até reforçar a vantagem na liderança. No entanto, o Pousa, agora sob o comando de Zequinha, já surpreendeu o Porto d’ Ave na última jornada, e pode tornar o jogo mais complicado do que a classificação sugere.

O Forjães, segundo classificado com 24 pontos, recebe o Porto d’Ave, quarto com 17. Este é um dos jogos grandes da jornada, que marca a estreia de Ricardo Martins ao comando da equipa da Póvoa Lanhoso, colocando frente a frente duas equipas ambiciosas. Uma vitória do Forjães permite manter a perseguição ao líder, enquanto o Porto d’Ave tenta aproximar-se dos lugares de pódio.

 

O Este FC, terceiro com 20 pontos, mede forças com o Guilhofrei. A jogar em casa, o Este FC tem uma boa oportunidade para somar três pontos e continuar firme nos lugares de subida, aproveitando eventuais deslizes dos rivais diretos.

O Viatodos e o Cabreiros, quinto e sexto classificados, defrontam-se num duelo equilibrado. Separados por apenas um ponto, ambas as equipas sabem que vencer é essencial para não perderem contacto com os primeiros lugares.

Luta pela manutenção

Na parte baixa da tabela, os jogos ganham contornos importantes. O Rendufe (12 pontos) recebe o Martim (13) num confronto direto entre equipas que se encontram imediatamente acima da zona de descida. Este é um jogo de elevada importância, onde qualquer erro pode custar caro.

O Roriz – Águias de Alvelos coloca frente a frente duas equipas muito próximas na classificação. Um triunfo pode significar um salto importante na tabela e algum alívio na luta pela permanência.

Por fim, o SP Arcos – Emilianos envolve duas das equipas mais pressionadas do campeonato. Ambas ocupam lugares de descida e entram em campo conscientes de que a vitória é fundamental para manter viva a esperança na manutenção.

Jogos da 13.ª jornada:
Sábado
Rendufe – Martim
Este FC – Guilhofrei
Domingo
Cabreiros – Viatodos
Forjaes – Porto d’Ave
Pousa – Ninense
Roriz – Ag. Alvelos
SP Arcos – Emilianos

Classificação
1.º Ninense – 27 pts
2.º Forjães – 24 pts
3.º Este FC – 20 pts
4.º Porto d’Ave – 17 pts
5.º Viatodos – 17 pts
6.º Cabreiros – 16 pts
7.º Guilhofrei – 16 pts
8.º Ucha – 14 pts
9.º Á. Alvelos – 14 pts
10.º Roriz – 13 pts
11.º Martim – 13 pts
12.º Rendufe – 12 pts
13.º Pousa – 10 pts
14.º Emilianos – 9 pts
15.º S. Paio d’Arcos – 6 pts