A Associação de Árbitros de Futebol de Braga (AAFB) denunciou, esta quinta-feira, uma agressão ao árbitro Henrique Gomes, que terá acontecido dentro do balneário da equipa de arbitragem, no intervalo de um jogo de juvenis, disputado no último domingo, em Vizela.
Em comunicado, a AAFB refere que Henrique Gomes sofreu uma “vergonhosa agressão”, no intervalo do jogo Santa Eulália-Santiago de Mascotelos, a contar para a II Divisão de juvenis, “levada a cabo por um dirigente, identificado senhor Bruno Gabriel Faria, ex-vice-presidente da estrutura do Santiago Mascotelos FC, ex-diretor da Associação de Futebol de Braga e presidente da CERCIGUI”.
“A AAFB contactou o árbitro e manifesta-lhe, bem como ao Núcleo de Árbitros de Vizela, total solidariedade, reiterando o seu compromisso com a defesa e proteção da classe. Apelamos ao Conselho de Disciplina da AF Braga e às autoridades policiais para uma resolução disciplinar célere, justa e severa, pois atos desta natureza não podem, em hipótese alguma, ser tolerados”, acrescenta.
Para a Associação de Árbitros, “o futebol e o desporto em geral fazem-se de pessoas, onde o erro faz parte da natureza humana”, mas “violência e agressões não são erros”. “É um crime público”, salienta.
O organismo mostra-se preocupado e lamenta que “comportamentos desta gravidade partam de agentes associados ao dirigismo desportivo e associativismo social, posições que acarretam algum grau de responsabilidade pelas instituições envolvidas”.
A AAFB disponibiliza-se para “colaborar em medidas que contribuam para prevenir episódios semelhantes e para dignificar o nome da Associação de Futebol de Braga, dos clubes e da arbitragem”. “Será solicitado um parecer urgente à AF Braga e aos respetivos Conselhos de Arbitragem e Disciplina, incluindo a preocupação com a segurança nos jogos do clube envolvido no âmbito das competições da AF Braga”, conclui o comunicado.







