GD Prado derruba líder com goleada histórica

O GD Joane sentiu, pela primeira vez nesta temporada, o sabor amargo da derrota, ao perder no Faial frente a um inspirado GD Prado, por 6-2. O encontro teve emoção, intensidade e uma exibição coletiva de categoria por parte dos pradenses, que souberam aproveitar as oportunidades e ditar o ritmo do jogo.

Os anfitriões começaram a partida a impor-se, mostrando vontade de marcar e criando perigo logo nos primeiros minutos. Aos 7’, Tekla inaugurou o marcador: Dani cruzou da esquerda para a área, onde o ponta de lança pradense cabeceou colocado, sem hipótese para João Ferreira.

O Joane não se deixou intimidar e reagiu rapidamente. Aos 17’, Rui Jorge igualou o marcador.  A primeira parte manteve-se equilibrada, mas sem grandes oportunidades de golo.

O segundo tempo trouxe um jogo ainda mais intenso. O Joane entrou determinado a controlar o jogo, mas o GD Prado manteve-se firme e, aos 50’, desempatou. Num contra-ataque rápido pela direita, Cláudio cruzou para Leandro, que viu João Ferreira negar o golo, mas Pedro Pereira, na recarga, rematou forte e colocou os pradenses em vantagem

Aos 59’, Paulo Jorge ampliou a vantagem com um pontapé de ressaca colocado fora do alcance do guarda-redes famalicense. Aos 70’, o Joane parecia reduzir por Vitinha, mas o golo foi anulado por falta. A resposta do GD Prado foi rápida: aos 76’, Ricardo aproveitou um espaço deixado na defesa visitante, entrou em velocidade e rematou à entrada da área, com a bola a desviar num defesa e a entrar com efeito na baliza.

Apesar da vantagem confortável do GD Prado, os famalicenses ainda reduziram aos 79’ através de Miguel Silva, de grande penalidade, após falta de Jota sobre Vitinha. No entanto, a reação do Joane ficou-se por aí: o contra-ataque pradense voltou a ser letal. Aos 87’, Paulinho II avançou pela esquerda e serviu Rafa, que não perdoou e fez o quinto golo. Já nos descontos, aos 90+3, Diego, recém-entrado, concluiu um belo lance individual e rematou com categoria para o sexto golo, fechando a goleada.

No final, a diferença no marcador não traduz totalmente o valor das equipas. O Joane continua a demonstrar qualidade, mas os pradenses souberam, com inteligência e eficácia, aproveitar todas as circunstâncias do jogo para conquistar uma vitória histórica e justificar a festa dos seus adeptos.

Ficha do jogo:

Parque de Jogos do Faial – Vila de Prado
Árbitro: Diogo Teixeira
Assistentes: Rui Costa e Marco Gomes

GD Prado 6
Paulinho I, João, Dário, Jota e Dani, Paulo Jorge, Ricardo (Diego 90′) e Pedro Pereira (Tiaguinho 82′), Leandro (Paulinho II 68′), Tekla (Espanhol 90′) e Cláudio (Rafa 68′)
Treinador: Diego Leite

GD Joane 2
João Ferreira, Ferreira, Barbosa (Lousada 71′), Miguel Silva e R. Ferreira, Diogo Ribeiro, André Pinto (Vitínha 64′) e Barreto (Durães 71′), Rui Jorge (Carlitos 64′), B. Barbosa e Islas.
Treinador: José Manuel Teixeira

Intervalo: 1 – 1
Marcadores: 1-0 Tekla, aos 7′, 1-1, Rui Jorge, aos 17′,  2-1 Pedro Pereira, aos 50′, 3-1 Paulo Jorge,  aos 50′, 4-1 Ricardo aos 76′, 4-2 Miguel Silva aos 79′ (pênalti), 5-2 Rafa aos 87′ e 6-2 Diego aos 90+3.

Cartões Amarelos: Paulinho I aos 18′, Diogo Ribeiro aos 58′, João Oliveira aos 73′, Jota aos 78′, R. Ferreira aos 84′ e Espanhol aos 90+5′.