O candidato do PSD à Câmara Municipal de Amares, Emanuel Magalhães, defende uma aposta forte na valorização das infraestruturas desportivas existentes, na formação e no apoio às associações locais. O objetivo, afirma, é criar melhores condições para a prática desportiva em todo o concelho, promovendo também o desporto adaptado e a criação de um pavilhão multiusos.
Quais são as principais ideias que tem para o desporto em Amares?
De uma forma geral, queremos apoiar o investimento na valorização e manutenção dos equipamentos desportivos existentes, fomentando o desporto local em várias modalidades e melhorando os espaços para a sua prática.
De forma responsável, vamos definir prioridades de investimento com base na informação já recolhida. Em primeiro lugar, temos de responder às situações mais urgentes, quer ao nível das infraestruturas, quer ao nível de outros condicionamentos que dificultam o desenvolvimento das atividades.
Queremos valorizar a formação, nas suas diferentes áreas, e olhar para as instituições que a promovem de forma responsável. Nesse sentido, os apoios atribuídos devem ser regulamentados de forma mais cuidada.
Pretendemos também premiar os atletas que se destacam a vários níveis e promover a criação de espaços para o desporto adaptado.
A construção de um equipamento multiusos ou polidesportivo municipal trará certamente novas condições competitivas para o concelho.
No prazo de 12 meses, e em articulação com as diferentes instituições, queremos desenvolver vários projetos para que, caso surjam oportunidades de investimento e apoio, possamos apresentar candidaturas devidamente preparadas.
Quais são as maiores necessidades identificadas nesta área?
Realizámos várias visitas institucionais e verificámos múltiplas necessidades. Há instituições que não conseguem desenvolver as suas atividades como desejariam porque o terreno de jogo não reúne as melhores condições, a iluminação é deficiente, falta equipamento técnico ou os recursos financeiros são insuficientes, dificultando até a inscrição de atletas.
Este é um trabalho que exige planeamento e preparação. É essencial termos projetos bem estruturados e prontos para avançar, para que o município esteja em condições de aproveitar as oportunidades de financiamento que possam surgir. Não queremos perder essas oportunidades.
Há necessidade de rever ou criar um novo regulamento de apoio ao desporto?
Sim, é necessário rever os apoios existentes, tanto no desporto como noutras áreas. A formação, o investimento prioritário e as atividades capazes de gerar resultados junto das populações devem ser fatores determinantes na tomada de decisões.
Que obras considera prioritárias no setor do desporto?
Nas visitas institucionais que realizámos, constatámos que alguns equipamentos desportivos necessitam de obras urgentes de manutenção e conservação, especialmente ao nível das estruturas. Já identificámos várias situações e vamos planear intervenções faseadas.
Verificámos também que vários clubes e associações pretendem reforçar as suas atividades de formação e desenvolvimento, mas enfrentam dificuldades. Queremos apoiá-los na melhoria das condições, nomeadamente na iluminação, pavimentos e outras estruturas necessárias para a prática desportiva.