O Vodafone Rally de Portugal promete mais uma vez ser emocionante e conta com a presença de quatro campeões do mundo e cinco campeões nacionais de ralis.
Esta 58ª edição da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal apresenta a melhor lista de inscritos do ano, que inclui quatro campeões do mundo: Sébastien Ogier, Kalle Rovanperä, Thierry Neuville e Ott Tänak que somam entre eles 12 títulos! A estes juntam-se os campeões nacionais Armindo Araújo, Ricardo Teodósio, José Pedro Fontes e Kris Meeke.
São uma dúzia as viaturas Rally1 com a presença de três Hyundai i20N Rally1, cinco Toyotas Yaris WRC e quatro, Ford Fiesta WRC sendo que um dos Fiesta será conduzido pelo português Diogo Salvi, acompanhado por Axel Coronado.
Na categoria WRC2, 47 equipas estarão presentes e onde se incluem a nata dos ralallyes portuguesa, o grupo dos WRC3 contabiliza dezoito viaturas e campeonato FIA Júnior conta com doze inscritos.
No que diz respeito à prova a contar para o Campeonato de Portugal, será a quarta e última da época em pisos de terra. Terá 11 classificativas (149,48 km), já que para efeitos de pontuação no Campeonato de Portugal de Ralis conta, somente, a classificação até ao final da primeira etapa (sexta-feira). Os troços clássicos de Arganil, Lousã e Góis, entre outros, fazem parte do itinerário da prova.
Pode acompanhar todas as incidências do Vodafone Rally de Portugal pela televisão. A Sport TV vai fazer uma cobertura exaustiva da prova e a RTP vai transmitir algumas classificativas.
Se não puder viver as emoções do rali na estrada, pode seguir a prova pela televisão. A exemplo do que acontece em todas as provas do Campeonato do Mundo de ralis, a Sport TV vai transmitir em direto as 24 provas especiais de classificação, bem como o shakedown, a parada de pilotos e a cerimónia de abertura em Coimbra, ou seja, não vai ficar nada por contar. Além disso, vai apresentar resumos diários e ter programas em estúdio, na Exponor, com vários convidados.
A programação dedicada ao Vodafone Rally de Portugal começa com a antevisão da prova, dia 14, e termina com o resumo da última etapa, dia 18. Ao todo, serão quase 50 horas de transmissão nos canais Sport TV1, Sport TV4 e Sport TV+ daquele que é o maior evento desportivo em Portugal e, simultaneamente, uma grande festa popular. Pode consultar toda a programação Sport TV
A RTP2 vai dar especial atenção à prova portuguesa, que integra o Mundial de ralis. O canal público vai transmitir em direto quatro classificativas, incluindo a Power Stage. Estão igualmente previstos vários apontamentos de reportagem nos blocos informativos da RTP.
Carlos Costa
CO 150