57º Vodafone Rallye de Portugal

Cópia de Sem nome - 1

Mais de 50 anos após ter sido uma das provas fundadoras do Campeonato do Mundo FIA de Ralis, em 1973, o Vodafone Rally de Portugal continua a manter o apelo que o torna um evento único no panorama do desporto automóvel mundial.

A confirmá-lo está o facto de a prova do Automóvel Club de Portugal ter a maior lista de inscritos do WRC até ao momento, inclusive com campeões do Mundo como Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä, que atualmente disputam a época em regime parcial e, mesmo assim, fazem questão de competir em Portugal.

E o facto de, esta terça-feira, no primeiro dia de reconhecimentos obrigatórios, os adeptos portugueses (e espanhóis) já terem envolvido as grandes estrelas do WRC e do Campeonato de Portugal de Ralis, nos troços da região Centro.

Troços que, diga-se, têm um piso mais compactado e enlameado, devido às chuvas das últimas semanas, mas que tendem a apresentar condições algo diferentes a partir de sexta-feira, devido ao previsível aumento das temperaturas.

As (boas) condições atmosféricas também fazem prever nova enchente ao longo das 22 classificativas do percurso, num rali que, em 2023, movimentou cerca de um milhão de pessoas ao longo dos quatro dias de competição.

Amanhã, quarta feira, realizam-se os reconhecimentos para as classificativas da região Norte.

Com a previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias, é expectável que a água deixada nos troços pela chuva das últimas semanas possa secar, mas deixando os pisos mais compactados do que na edição do ano passado.

Esta quinta prova do Campeonato do Mundo de Ralis, o Vodafone Rally de Portugal tem a maior lista de inscritos até ao momento da época do WRC, sendo também pontuável também para o Campeonato de Portugal de Ralis.

Carlos Costa (CO 150 A)

Carregar mais