[feslider]

51º Circuito de Vila Real

Vila Real acolhe este fim de semana a quinta etapa da Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR), que regressa ao fim de dois anos a par das provas de velocidade nacionais portuguesas, num fim-de-semana que se espera épico, em emoções e adrenalina.

Quanto ao WTCR, e após a jornada espanhola do passado fim de semana, vai de novo assistir-se a uma luta sem quartel na busca dos pontos que levem à vitória final. Entre a nata desta disciplina, estará presente, à semelhança dos últimos anos, Tiago Monteiro que procurará levar de novo o Honda Civic à vitória.

A nível nacional será a segunda jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV) by Hankook, com uma lista de inscritos de luxo, em termos qualitativos, reúne todos os ingredientes para reeditar os momentos de glória vividos no passado a nível de emoção e de competitividade nesta pista urbana histórica. Seja na categoria GT4, na GTC ou na TCR, há um conjunto de protagonistas com argumentos fortes para proporcionarem um espetáculo de alto nível ao público que vai acorrer a este regresso, volvidos dois anos, das corridas a Vila Real.
Quanto às máquinas, um conjunto de carros de sonho, como os McLaren 570S, em número de três (!), Audi R8 LMS, Porsche 911 Cup, Ginetta G50 ou Ginetta G55, a que se juntam os super-competitivos TCR, como os Hyundai e os CUPRA, sem esquecer os concorrentes da categoria GTC, como os Skoda Octavia ou os Fiat 500 Abarth, o CPV by Hankook na sua versão 2022 junta na mesma grelha um conjunto diversificado de “máquinas”, com a introdução de um BoP (equilíbrio de performance) a garantir a equidade de andamentos.

Sem qualquer surpresa, a maioria das atenções estará, certamente, direcionada para os GT4, atendendo à “imponência” dos McLaren 570S, sendo que em Vila Real à dupla Miguel Cristóvão/Francisco Carvalho, e ainda ao gentleman driver Álvaro Ramos, juntar-se-ão Pedro Salvador e André Pimenta no carro alugado à espanhola SMC Júnior Motorsport, equipa que venceu as duas primeiras corridas da época, em Jarama. Mas ainda na “guerra” dos GT4 importa não esquecer a equipa britânica Tockwith Motorsports, uma estreante na pista transmontana e… nas corridas em traçados urbanos, que terá o bem conhecido Marmaduke Hall, já vencedor de corridas em Portugal, a fazer dupla com Tom Roche, piloto com vasta experiência nos troféus monomarca britânicos da Porsche e da Ginetta.

Na categoria GTC, Fábio Mota e Bruno Pires, com o Porsche 911 Cup, perfilam-se como candidatos à discussão da vitória, e certamente que a principal oposição surgirá da parte dos dois Ginetta G50 da britânica Tockwith Motorsports, com Aubrey Hall a ter como colega o português Paulo Sousa no carro número 27, enquanto Jemma Moore, que formando equipa com Aubrey Hall (irmão mais novo de Marmaduke Hall) triunfou nas duas primeiras corridas da época, em Jarama, surge agora acompanhada de Damian Hirst. Ainda na mesma categoria, haverá que contar com os Skoda Octavia de António Fernandes e do checo Ondrej Krupka, além de dois Fiat Abarth 500, um dos quais entregue a António Veloso.

Uma boa parte dos holofotes estarão, igualmente, focados na categoria TCR, não só pelo elevado nível dos pilotos e “máquinas” inscritos, mas pelo facto de Miguel Oliveira, o piloto português de MotoGP da equipa oficial da KTM e embaixador da Hyundai Portugal, ter aceite o desafio de guiar um Hyundai i30 N TCR nesta segunda jornada do CPR. Será a sua primeira experiência competitiva em quatro rodas e vai ser acompanhado por um colega muito especial: o seu pai, Paulo Oliveira, antigo piloto de motos.

As provas decorrem este fim de semana e os amantes do desporto automóvel poderão acompanhá-las em direto nos canais Eurosport e CMTV.

Carlos Costa CO 150 A