Mais de 150 mil espetadores esperados na Rampa da Falperra

Foi hoje apresentada pelo Clube Automóvel do Minho a 43ª Rampa da Falperra, prova considerada como a mais mítica e carismática do Campeonato da Europa de Rampas

O fim de semana de 17 a 19 de Maio terá em disputa as “estrelas” do Campeonato da Europa de Montanha, às quais se juntarão as do Campeonato de Portugal de  Montanha e ainda os concorrentes da  Rampa  Regional .

No traçado de 5,2 quilómetros que termina no Sameiro, continua a ser o evento desportivo de excelência da cidade de Braga e uma tradição bem enraizada nas gentes locais e nas regiões vizinhas, incluindo Espanha.

Mais de 150 mil espetadores serão esperados naquele fim de semana da rampa minhota.

Segundo o CAM (Clube automóvel do Minho) e de acordo com os resultados de um estudo efetuado relativo à Rampa da Falperra 2023 e ao seu impacto  ambiental,  a  maior  pegada  de  carbono  foi   proveniente  de  fontes  não controláveis, nomeadamente, das necessárias viagens de avião dos pilotos do Europeu desde o seu país de origem.

Nesse âmbito, entre as novidades a implementar agora destacam-se a utilização de uma frota de veículos elétricos por parte da organização do evento. Ainda contribuindo para a minimização do impacto ambiental, destaca-se o fim do uso do papel na comunicação, substituído pela via digital, daí que o Quadro Oficial da competição passe a estar disponível na plataforma Sportity.

De igual modo, a distribuição de água (a pilotos, equipas, etc.) deixa de ser feita em garrafas plásticas, passando a utilizar-se depósitos próprios e copos biodegradáveis, ação promovida com o contributo da AGERE E.M.

Na época de plantio, e para compensar as emissões de carbono do ano passado e da atual edição da rampa, está prevista a plantação de mais três a seis centenas de árvores.

No que a segurança diz respeito,o CAM para além de ter aumentado a área de “rails” em mais 150 metros,  com  a  instalação   de   guardas   metálicas   simples   e   duplas   em   zonas   que   estavam desprotegidas, também melhorou a qualidade do piso em várias zonas do traçado. A colocação de novos tapetes de asfalto permitiu, por exemplo, eliminar a depressão que existia na travagem para a Curva da Morte.

Os melhoramentos agora introduzidos, fazem prever que os 5.200 metros de perímetro da rampa fiquem mais rápidos e seguros.Em termos de conforto para os espetadores, de assinalar a colocação ao longo da rampa mais WCs portáteis.

Desportivamente o Campeonato da Europa de Montanha, terá na Falperra a sua terceira prova da época. O início, foi há uma semana em Rechberg, na Áustria, e, para grande surpresa, Geoffrey Schatz, na estreia do seu  Nova NP01-2 C Honda Turbo, sagrou-se vencedor (da geral e da categoria 2), ao bater o italiano campeão em título Christian Merli (Osella FA 30 Judd LRM) por uma margem de 1.574s.

Esta foi a primeira vitória do piloto da Borgonha, quatro vezes campeão de França de montanha, a nível internacional. Recorde-se que em 2021, no Masters FIA de Montanha, Schatz foi segundo classificado na Falperra e este ano perfila-se como um sério candidato a tentar destronar o “rei” Christian Merli.

Ainda em  Rechberg, o  espanhol Joseba  Lanzagorta  (Nova  NP01-2C  Honda Turbo) foi terceiro classificado, à frente do alemão Corentin Starck (Nova NP01-2 Mugen), do checo Petr Trnka (Norma M20FC Mugen), do francês Kevin Petit (Revolt 3P0 Honda Turbo) edo alemão Alexander Hin (Osella FA30 Zytek).

Na  categoria  1,  o  austríaco  Karl  Schagerl,  que  em  2023  foi  um  dos  protagonistas  da  prova portuguesa como seu potente (700 cv) VW Golf Rallye TFSI, brilhou em casa, subindo ao lugar mais alto do pódio. O checo Ronnie Bratschi (Mitsubishi Lancer Evo 7RS) terminou em segundo, com o último lugar do pódio a ser garantido pelo alemão Jorg Weidinger (BMW Z4 GT3). Entre os mais rápidos estiveram pilotos que o ano passado competiram na Falperra, como o francês Nicolas Werver (Porsche 997 GT3 R), o polaco Karol Krupa (Skoda Fabia CT) e o atual campeão europeu da categoria 1, macedónio Igor Stefanovski que trocou este ano o Hyundai i30 N TCR por um espetacular Ferrari 488 Challenge Evo.

O programa desta terceira prova do Campeonato da Europa prevê o seguinte horário:

SEXTA-FEIRA (17 maio)
10:00/17:30 – Verificações Administrativas: Hotel João Paulo II.
10:30/18:00 – Verificações Técnicas: em frente ao Hotel João Paulo II, na Avenida Nossa Senhora do Sameiro.
11:30/19:00 – Exposição de Viaturas de Competição: Largo do Pópulo.
19:00 – Desfile de Viaturas de Competição pelas principais ruas da cidade de Braga

SÁBADO
07:30 – Fecho da Pista (Km 30 da EN 309).
08:30 – Warm Up do Campeonato de Portugal de Montanha.
09:30/12:05 – Treino Oficial 1: Rampa Regional, Camp. de Portugal de Montanha e Camp. Europeu de Montanha.
12:40/15:15 – Treino Oficial 2: Rampa Regional, Camp. de Portugal de Montanha e Camp Europeu de Montanha.
15:50/16:50 – Corrida Oficial 1: Rampa Regional
17:25/18:25 – Corrida Oficial 1: Camp. de Portugal de Montanha e Treino Oficial 3: Camp. Europeu de Montanha.

DOMINGO
07:00 – Fecho da Pista (Km 30 da EN 309)
08:00 – Corrida Oficial 2: Rampa Regional
09:35/10:35 – Corrida Oficial 1: Camp.o Europeu de Montanha e Treino Oficial 3:Camp.de Portugal de Montanha.
11:50/12:50 – Corrida Oficial 2: Camp. de Portugal de Montanha.e Campeonato.Europeu.de Montanha.
14:05/15:05 – Corrida Oficial 3: Camp. de Portugal de Montanha e Camp.Europeu.de Montanha.
16:00 – Pódio: Escadaria do Sameiro.

Carlos Costa (CO 150 A)