[feslider]

«Quando o campeonato foi interrompido estávamos num bom momento»

Alexandre Costa, conhecido no mundo da bola por Xano, fez a formação do GD Prado e o Merelim S. Paio, onde esteve até 2012, altura em que o clube decidiu terminar com a equipa sénior. Depois, passou pelo Águias da Graça, ACD Parada e Realense. Há três anos regressou ao Merelim S. Paio. «Só quero continuar mais um ou dois anos no Merelim S. Paio e acabar a minha carreira em casa», confidenciou o capitão da equipa bracarense ao Desportivo.

 

Que balanço faz da temporada? 
Esta época não começou da melhor maneira, nem como o esperado, mas com a união de todo grupo fomos jogo a jogo lutando e subindo na classificação. Quando o campeonato foi interrompido estávamos num bom momento e perto do nosso objectivo.

Estava dentro do esperado?
Nunca nos foi pedido a subida. Mas nesta divisão só podemos ter um objectivo. Recordo que quando o campeonato acabou estávamos a um ponto do 2. lugar, que dá acesso a subida de divisão.

 

Ainda acreditavam na subida?
Claro que sim, como referi estávamos a 1 ponto desse objectivo. É verdade que ainda faltavam alguns jogos, mas como disse a equipa estava a jogar bem e num bom momento de forma.

  • Tenho de destacar o Esporões e o Magriço

Foi competitivo o campeonato?
Este ano o campeonato estava bem competitivo, basta olhar para a tabela classificativa e ver que haviam 4/5 equipas a lutar pelos lugares de promoção.

Qual a melhor equipa da vossa série?
Há algumas, nas quais também incluo a nossa equipa, na minha opinião o Merelim S. Paio tem uma grande equipa, com jogadores de muita qualidade. Mas posso destacar o Esporões pela sua regularidade.

E o jogador consegue eleger um?
Há alguns bons jogadores nesta série e muitos miúdos com qualidade. Mas para mim o Magriço (Merelim S. Paio) tem uma qualidade acima da média nesta divisão.

Concorda com o encerramento dos campeonatos?
Por muito que nos custe, e custa muito, penso que foi uma medida necessária. Em primeiro lugar temos que pensar na saúde das pessoas. Ainda havia muitos jogos para disputar, por isso penso que uma decisão de subidas e descidas nestas circunstâncias ia ser um pouco injusta para os clubes.

  • Quero terminar a carreira no Merelim S. Paio

Que futuro prevê para o futebol distrital?
Na minha opinião, o futuro do futebol distrital passa muito pelos jovens e pela sua formação. Formação tanto de jogadores, de treinadores mas também dos seus dirigentes.

E você gostaria de jogar noutra divisão?
32 anos (quase 33) e nesta fase da minha vida já não penso muito nisso. Só quero continuar (mais um ou dois anos) no Merelim S. Paio e acabar a minha carreira em casa.

Como estão a ser estes tempos de quarentena?
Esta quarentena não tem sido muito fácil, principalmente, no que diz respeito ao futebol. As saudades já são algumas. Sinto falta do treino com os meus companheiros, do ambiente do nosso balneário, que é espectacular, mas, sobretudo, aquela adrenalina dos jogos. Só quero que está situação passe rápido para podermos voltar a fazer o que mais gostamos. Voltar ao futebol.